BLOG DO MATHEUS: Análise tática do Botafogo de Alberto Valentim

Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Na briga pela vaga na Libertadores, o adversário da vez é o Botafogo. O time carioca não me passa nenhum tipo de convicção, não me parece ser um adversário forte, se encontra na 14° posição com 36 pontos. Está longe do nosso radar de preocupação em relação a vaga na competição continental do ano que vem, mas da mesma forma devemos dar a devida importância para o confronto.

Hoje eu trouxe, aqui no meu blog, uma breve análise sobre o Botafogo de Alberto Valentim.

ENTENDENDO O TREINADOR

Foto: Vitor Silva/Botafogo

O técnico é Alberto Valentim, com 7 trabalhos como treinador na sua vida. O comandante é mais um da safra de novos técnicos, que vem com ideias inovadoras. Busca a intensidade sempre nos jogos, e também nos treinos.

A linha alta de marcação, intensidade física e a correria para recuperar a bola se tornaram armas de Alberto. A rapidez em concluir a jogada também se tornou características do treinador Alvinegro.

AS PEÇAS DE MEIO CAMPO

É de suma importância que três jogadores do Botafogo sejam neutralizados: Alex Santana, João Paulo e Cícero. Estes meio-campistas tem bom passe, velocidade e técnica para encostar no trio de ataque, e ajudar a equipe a concluir a jogada e marcar o gol. Os jogadores também apoiam seus companheiros na saída de bola do adversário, para afogar e fazer a equipe forçar o passe, muitas vezes errar e entregar a bola de graça.

Também estão presentes no ataque para conseguir assinalar um tento, e colocar a equipe em vantagem. A imagem abaixo mostra muito bem a aproximação dos atletas para finalizar a jogada e marcar o gol:

O garoto Rhuan também pode ser um ponto alto na equipe do Botafogo. Rápido e muito incisivo, o garoto tem facilidade em afogar a defesa adversário, tem verticalidade e velocidade para ajudar a sua equipe a marcar o gol.

AS FRAQUEZAS QUE DEVEM SER EXPLORADAS

O Botafogo é o time que mais permite a finalização de equipes adversárias. Apesar de serem incisivos no ataque, não conseguem muito bem defender a entrada da área e sofrem muitas finalizações. O Corinthians deverá explorar os chutes de fora da área. Com a volta de Pedrinho, o time ganha mais velocidade e poderio ofensivo de longa e média distância.

A imagem abaixo demonstra como o Botafogo não faz questão em pressionar o adversário antes que ele chegue perto de seu goleiro, onde apenas três jogadores marcam a entrada e outros cinco atletas preferem defender a área:

Foto: Reprodução/SPORTV/Premiere

Contudo, o time de Alberto Valentim tem bastante facilidade de defender sua própria área, e talvez a jogada pelo alto não seja uma boa opção para a equipe de Dyego Coelho. O argentino Boselli, caso seja titular, terá dificuldades para receber a bola em seus pés e terá de buscar o jogo.

A imagem abaixo ilustra muito bem a compactação do time em sua área defensiva, onde são seis jogadores bem próximos ao goleiro alvinegro.

Foto: Reprodução/SPORTV/Premiere

É importante que além de disciplina tática, os nossos jogadores tenham garra e vontade de vencer até o final, independentemente da situação que a partida se encontra.

Você pode me seguir nas redes sociais
Matheus Fernandes – (@MathFernandes08) | Twitter
Fernandes �� (@thefernandes21) • Instagram photos and videos

Rolar para cima