No último fim de semana tivemos o “Encontro das Nações”. Corinthians x Flamengo jogaram três vezes em três modalidades diferentes, todas no mesmo, dia, e todas em São Paulo. De primeiro momento, todo mundo ficou empolgado com a ideia de maratonar os jogos e ir de estádio em estádio assistir cada duelo, mas logo se decepcionou. Isso porque os horários dos jogos inviabilizaram a mobilidade da torcida para acompanhar aos jogos.
O primeiro duelo de Domingo foi pelo Brasileirão Sub-20. O Timão empatou em 2×2. Este jogo, aconteceu às 11hrs, na Fazendinha. Até aí tudo bem, pois o próximo compromisso seria o Pacaembu, para o jogo do Brasileirão Feminino. Apesar de apertado e corrido, seria possível acompanhar, tendo em vista que o jogo começou às 14hrs. Contudo, o próximo compromisso ficaria praticamente inviável. Isso porque a modalidade principal masculina jogaria às 16h, também pelo Brasileirão. Façam as contas, sem os acréscimos. O jogo do Feminino encerraria por volta das 15h45, e sabemos como é inviável sair do Pacaembu para a Arena, num jogo para mais de 30 mil pessoas, faltando menos de 15 minutos para o início da partida.
Eis que o debate surgiu: Por que não botar o jogo das meninas como preliminar, na Arena Corinthians? Ou até mesmo, as três modalidades na Arena? Seria uma oportunidade de colocar o Futebol Feminino e os garotos da base para um público grande e dar mais visibilidade para ambos, principalmente para o futebol feminino.
Mas é mais burocrático do que parece. Isso porque os direitos de transmissão do Sub-20 e da categoria principal do Brasileirão pertencem a Globo e ao SporTV. Já o Brasileiro Feminino, quem detém os direitos de transmissão é a Band. O contrato de transmissão das emissoras implica diretamente na grade horária de cada uma. Ou seja, para que este dia histórico aconteça, terá que haver o interesse de cada emissora. Além do mais, os jogos teriam de mudar de horário, para entrega dos vestiários e ser feita uma boa manutenção do campo para a modalidade seguinte. Além, é claro, de tempo inábil para trocar as placas publicitárias da Arena.
Em entrevista ao blog das Dibradoras, Arthur Elias, técnico do Corinthians Feminino, opinou sobre o Feminino ser preliminar para a modalidade masculina.
“Tenho algumas ressalvas em relação a preliminar. Acho que o público é diferente. Vejo que, divulgando bastante, promovendo ações, etc confio que colocamos um excelente público somente com nosso jogo. Contra o Iranduba foram mais de 5 mil. E isso fortalece porque as pessoas vão pra assistir ao feminino e isto fica claro. Na preliminar fica a sensação de depender do masculino, e acho que não dependemos”, disse o professor.
Com isso, vemos que não é só falta de interesse dos clubes. Há diversas questões burocráticas para resolver antes de simplesmente querer. A luta do Corinthians para dar mais visibilidade a outras mobilidades é diária, mas nem sempre as coisas acontecem como a gente espera. Contudo, apesar do sonho parecer distante, também está próximo. As três modalidades no mesmo dia, no mesmo estádio, certamente seria um dia histórico. Torcemos pra que ocorra e que seja o mais rápido possível.
A agenda do futebol feminino
A modalidade feminina terá a chance de recuperar a liderança hoje, pela penúltima rodada da primeira fase do Brasileirão. Vale lembrar que o Brasileirão Feminino é disputado nos moldes de mata-mata. O jogo será contra as garotas do Minas Incesp, no Abadião, em Brasília, às 14hrs, e a entrada será 1kg de alimento não perecível ou um agasalho.
O atual lider do campeonato é o Santos. Ambos os times fazem uma campanha impecável e parecidíssima, com 92.3% de aproveitamento para ambas. O que separa as duas equipes, contudo, é o saldo de gols. Santos tem um gol a mais que o Corinthians e por isso, se mantém na liderança. Por sua vez, as meninas da Vila buscarão o isolamento da liderança hoje, às 15hrs, contra o Audax, em casa. Além do mais, é o último jogo antes da volta dos jogos do Paulistão, pois a segunda fase do campeonato está prestes a começar.
As mosqueteiras também estão defendendo uma impecável campanha no campeonato estadual, com 30 pontos e vão à segunda fase como líder geral do torneio. O primeiro jogo desta segunda fase será dia 31, contra o Juventus, fora de casa.
Como nem tudo são flores, o Timão encerrou, no dia 24, sua participação do Campeonato Brasileiro Sub-18. Jogando com o sub-17, o Timão foi derrotado pelo time do Internacional pelo placar de 8×0. Cabe lembrar, que esta foi a primeira participação do Corinthians no campeonato e que a categoria de base feminina existe há poucos meses.
Vai Corinthians!
Os comentários estão fechados.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados
Ou seja, são tantos interesses, e o espetáculo fica pra depois. Valeu pela explicação, Gustavo. Sinceramente eu não sabia metade disso.