Enfim, o ano acabou para o nosso alivio, mesmo sendo Tricampeão Paulista, o Corinthians não termina o ano com saldo positivo, isso devido ao péssimo futebol apresentado durante a temporada, bem abaixo das anteriores.
Muitos vão falar que a filosofia do clube nos últimos 10 anos era de jogar na retranca e que vencemos tudo jogando dessa forma, em certos pontos concordo, mas chegou a hora de mudar a filosofia e esse ano nos mostrou isso, ganhamos o Paulistão jogando inúmeros jogos mal, com um futebol pífio, sofrendo para empatar com equipes menores e esse futebol apresentado se dá muito por culpa dos jogadores que vestiram a nossa camisa.
O ano começou com boas contratações, Ramiro chegou do Grêmio após um longo período no time gaúcho e com boas recomendações, mas para fazer o que fez pelo Corinthians, era melhor ter ficado no sul. Sornoza e Richard vieram do Fluminense, antes não tivessem vindo, o primeiro amargou banco em grande parte da temporada, enquanto titular não convenceu que deveria ser o cara para armar o Todo Poderoso. O outro, quando entrou comprometeu mais do que ajudou, acabou emprestado para o Vasco. Jr Urso foi outro que chegou e bem, jogando bem e após a lesão deve ter esquecido o futebol do Departamento Médico e para piorar não gostou das críticas feitas pela torcida com as más atuações, outro problema do Corinthians no ano foi a lateral esquerda, Avelar até que começou bem o ano e terminou mostrando que não tem perfil para vestir a camisa do Corinthians, o menino Carlos da nossa base, fez alguns bons jogos, mas no balanço comprometeu mais do que ajudou. No ataque, Boselli não fez a quantidade de jogos que a torcida esperava, mas mostrou ser o atacante mais técnico do nosso elenco, Love e Gustavo começaram o ano em alta, o primeiro terminou em baixa e o segundo terminou fazendo gols importantes.
No meio campo, Vital teve lampejos bons durante o ano, mas se mostrou sem personalidade e Pedrinho que tanto pediu para atuar no meio campo, quando teve a oportunidade, não fez nada de diferente, Clayson não vale nem comentários, sempre o mais do mesmo e sem novas jogadas. Outro que acabou decepcionando a Fiel, foi o professor Fabio Carille, muito festejado em sua chegada, foi Campeão Paulista, mas se perdeu ao longo da temporada com atuações ruins e principalmente nas entrevistas coletivas, muitos falam que perdeu o elenco após colocar a culpa sobre a derrota do Del Valle sobre os mais novos do elenco.
Para 2020 é preciso que ocorram grandes mudanças, a primeira no estilo de contratações, o Corinthians tem por perfil brigar com os grandes do futebol Brasileiro e para isso precisa parar de contratar incógnitas (André Luis, Mosquito, Matheus Jesus, entre outros). É preciso trazer jogador para chegar, vestir a camisa e jogar. Nomes como Luan, Michael, Sidcley são bem-vindos e agradam a torcida, nome como o do jovem atacante Davó (nada contra) precisam parar de ser constantes no Corinthians. 2020 é um ano longo, temos competições importantes e de grande nome para disputar e ter um time competitivo fará toda a diferença.
Chegou a hora de mudar a filosofia, não só de futebol apresentado, mas também a filosofia de contratações e a importância de jogadores para o clube. É necessário fazer uma barca de dispensa, ver realmente quem tem estilo e peito para HONRAR a camisa do Corinthians e não apenas vestir, nós (a torcida) estaremos sempre apoiando nas arquibancadas da Arena Corinthians ou de qualquer outro lugar do Brasil e até do Mundo, mas para isso, precisamos que jogadores e diretoria também façam a sua parte, dessa forma todo mundo sairá feliz no final do ano.
Aos jogadores que ficarem e aos que irão chegar, HONREM a nossa camisa, “briguem” em campo enquanto estiverem vestindo, mesmo que a vitória não venha, saiam de campo com a sensação de dever cumprido. Aos que vão embora, obrigado pelos serviços prestados e espero que não retornem tão cedo ao Corinthians, pois se estão indo embora é porque não “servem” para o clube.
VAI CORINTHIANS!
Por Bruno Aren: 26 anos, estudante de Administração de Empresas, praticante de artes marciais, apaixonado por vídeo Game, adorador de uma boa cerveja e Corinthiano desde 1993.
Me sigam nas redes sociais:
Twitter.com/arenbruno
Instagram.com/brunoaren
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados