A continuidade tem sido um dos assuntos mais comentados quando o assunto é Corinthians ultimamente. Além da diretoria que é do mesmo grupo político desde que Andrés Sanchez assumiu a presidência do clube em 2007, o Corinthians mantém um hábito atípico no Brasil, é um dos times que menos troca de treinador, Mano Menezes e Tite saíram do clube para servir a Seleção brasileira ou ao final do contrato, Fábio Carille assume a equipe no início de 2017 e permanece à frente da equipe até que aceita proposta e se transfere para um clube Árabe, após poucos meses ele retorna ao clube, onde segue seu trabalho mesmo em meio a muita pressão pelo péssimo momento vivido pela equipe.
Que a continuidade de trabalho tem tido resultados extraordinários nos últimos anos é inegável, o clube vive uma série de conquistas desde estaduais até a conquista da tão sonhada Libertadores e o bicampeonato Mundial interclubes.
Porém, essa continuidade não acontece quando o assunto é formação de elencos, e a cada título conquistado o time sofre um desmanche, os principais jogadores são negociados e outros chegam causando um processo de reformulação.
Pensando em todos os jogadores que o clube negociou (a maioria com valores baixíssimos) nos últimos 5 anos é possível montar um time com qualidade muito superior ao que temos hoje, ou seja, o que é bom poderia ser ainda melhor se a administração do clube se preocupasse em manter a base de um time campeão para conquistar ainda mais. Essas trocas constantes tem causado anos em que o clube fica sem conquista e sem conseguir apresentar um bom futebol, foi assim em 2014, 2016, 2018 e também 2019, onde mesmo com a conquista do campeonato Paulista o desempenho da equipe tem sido bem abaixo do esperado.
Espero que a diretoria mude essa postura de negociar os principais jogadores a cada sequência boa da equipe pois com a atual postura comemoramos um título e em seguida já ficamos preocupados com o futuro próximo.
Considerando os jogadores que saíram e voltaram para o clube vou listar a seguir uma relação de jogadores que deixaram o clube após conquistas importantes nos últimos 5 anos: Felipe, Gil, Balbuena, Pablo, Uendel, Arana, Edílson, Ralf, Elias, Bruno Henrique, Renato Augusto, Jadson, Guerrero, Romero, Jô, Malcon, Rodriguinho, Vagner Love.
Quando se perde tão facilmente jogadores de tamanha qualidade se compromete o trabalho realizado pelo treinador, seja ele quem for.
Você pode me seguir no Twitter:
Josy Londres SCCP (@JosyLondresSCCP) | Twitter
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados