O ídolo corinthiano da década de 1980, Biro-Biro, hoje comentarista da TV Central do Timão, participou do programa Inteligência Ltda., no YouTube, na última sexta-feira (29) e relembrou os tempos de jogador ao lado de grandes nomes da história do Corinthians, como Wladimir, Zé Maria e Sócrates.
Sobre o eterno Doutor, apelido que fazia referência à formação do jogador em Medicina, Biro-Biro afirmou que ele conseguiu modificar o espírito do time e da torcida.
“O Sócrates começou a mudar a torcida, de dentro de campo, pelo toque de bola. Porque a torcida do Corinthians queria aquela pressão em cima do adversário o tempo todo. O Sócrates dizia ‘calma, tem 90 minutos pra gente ganhar o jogo’. Foi passando isso pra torcida e pra gente. O Magrão era muito inteligente“, relembrou Biro-Biro.
O ex-volante detalhou mais sobre esse estilo de cadenciar o jogo e trabalhar o toque de bola, preferido pelo meio-campista.
“Não adianta fazer quinze, vinte minutos de pressão e não vai sair o gol e a gente vai cansar, então vamos tocar (a bola). Às vezes o adversário fazia o gol e a torcida já ficava impaciente, o Sócrates pedia calma, toque de bola. Daqui a pouco a gente empatava, virava e a torcida ia à loucura”, contou Biro-Biro.
“Na época em que cheguei (ao Corinthians) era aquilo, pressão, aquela correria em cima dos caras e isso o Sócrates aos poucos foi mudando. Ele conseguiu passar isso para o time e para o torcedor: saber que tínhamos 90 minutos para mudar o jogo. Às vezes estava 0 x 0 e no finalzinho a gente ia lá e ganhava”, concluiu.
Sob a regência de Sócrates, o Corinthians de Biro-Biro, Wladimir, Zenon, Casagrande, entre outros, originou o movimento Democracia Corinthiana e faturou o bicampeonato paulista (1982 e 1983), tornando-se uma das equipes mais fortes do país.
Além de três títulos estaduais e inúmeras jogadas geniais, Sócrates gravou seu nome na trajetória alvinegra ao marcar 172 gols e se consagrar como oitavo maior artilheiro da história do clube do Parque São Jorge.
Leia também:
Corinthians x Fortaleza: onde assistir, desfalques, escalações e arbitragem
Rodada “ajuda” e Corinthians tem possibilidade de voltar à liderança do Brasileirão
Há oito anos, operários “inauguravam” a nova Arena do Corinthians
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados