- Por Kennedy Cardoso / Redação da Central do Timão
O Corinthians enfrenta o Brasília na noite desta quarta-feira, 14, no Ginásio Wlamir Marques, às 20h (horário local), pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil de Futsal. E o Timão tem um trunfo para passar pelo clube brasiliense e avançar às quartas de final: o fato de nunca ter sido eliminado na atual fase da competição na história.
Essa é a quarta vez que o Corinthians participa da Copa do Brasil de Futsal, que é disputada desde 2017. O clube esteve na competição em 2018, 2019 e 2021, chegando ao menos até a semifinal nas três edições. Ficou com o título nos dois primeiros anos e caiu na fase que antecede a final em 2021.
Na edição de 2018, quando estreou na Copa do Brasil de Futsal, o Corinthians eliminou o Tupi na segunda fase, equivalente às oitavas de final, com goleada por 8 x 2 no placar agregado. Os então comandados de André Bié ainda bateram Tubarão, nas quartas de final, e Horizonte, na semifinal. Já na decisão, vitórias por 3 x 1 e 4 x 0 e título conquistado em cima do Jonville.
No ano seguinte, o Timão entrou diretamente nas oitavas de final, onde passou pelo Minas Tênis Clube com o placar agregado de 7 x 3. Nas quartas, o Corinthians fez 7 x 2 diante do Balsas, do Maranhão, antes de bater o Marreco nos pênaltis na semifinal. A taça veio em decisão contra o Horizonte, com vitória por 8 x 1 no agregado.
Devido à pandemia de Covid-19, o Corinthians desistiu de participar da edição de 2020 e voltou à Copa do Brasil de Futsal em 2021, quando eliminou Praia Clube, São José e o adversário desta quarta-feira, Brasília. Mas, na semifinal, o clube caiu diante do Ceará, comandado na época pelo atual técnico corinthiano, Deividy Hadson, que terminou campeão.
Agora de volta à Copa do Brasil de Futsal após nova ausência em 2022, o Corinthians busca seu terceiro título para seguir como maior campeão e manter a escrita de jamais ter sido eliminado antes da semifinal. O duelo de volta das oitavas de final, contra o Brasília, está marcado para o dia 27 de junho, no Distrito Federal.
Vale destacar que a Copa do Brasil de Futsal dá vaga à Supercopa do Brasil, que, por sua vez, leva seu campeão à Libertadores de Futsal, ao contrário da Liga Nacional. Atual campeão da LNF, o Corinthians não teve a chance de disputar a competição continental em 2023 por conta de um desacerto entre a liga e a CBFS.
Relembre as campanhas do Corinthians nas edições anteriores da Copa do Brasil de Futsal:
2017: não participou;
2018: campeão;
2019: campeão;
2020: não participou;
2021: semifinal;
2022: não participou.
Veja mais:
Corinthians celebra Dia Mundial do Doador de Sangue: ‘Salvam muitas vidas’
Corinthians entra em má fase no futebol e perde posições no ranking de interações semanais
Bateria dos Gaviões da Fiel inicia ensaios para desfile do Carnaval de 2024