Bianca Gomes, do Corinthians, viveu um dos momentos mais difíceis de sua vida no início deste ano, quando sofreu com depressão e ficou mais de 100 dias sem atuar até o começo de agosto. Na última quarta-feira, a atacante teve uma vitória pessoal ao marcar o terceiro gol alvinegro, em cobrança de falta, na goleada por 4 x 0 sobre o Olimpia-PAR, que classificou o Timão para as quartas de final da Libertadores.
“Eu falo que tive depressão, lutei contra a depressão e eu venci a depressão. É esse o recado. Tem vitória, você pode vencer, procurar ajuda é legal, e ajudar constantemente também é muito importante”, declarou Bianca Gomes, em entrevista ao Globo Esporte.
Bianca Gomes disse que, de início, teve dificuldades para falar sobre a depressão. Aos poucos, no entanto, a jogadora foi entendendo a necessidade de se expor para ajudar outras pessoas que sofrem com a doença. Ela ainda destacou a importância de procurar ajuda psicológica.
“No início foi difícil falar sobre isso. É um tabu. As pessoas não entendem que um jogador, um jornalista, um empresário, rico ou pobre, é a pessoa… o mental é muito importante para qualquer coisa. Vivemos em um mundo que criamos muita expectativa para tudo, nos cobramos muito por tudo. Se você é jornalista, você quer ser o melhor. Se você é jogador, quer ser o melhor. É entender que cada pessoa tem o seu momento, a vitória vem no momento certo”, disse.
“Vivemos em um mundo que as pessoas têm falta de empatia com o ser humano. Por mais que você jogue, você é filha, você é mãe, você é namorada, existe um ser humano. Resolvi falar por conta disso, para quebrar isso. Entendo que não é fácil falar. Quanto mais a gente expor, mais pessoas se sentem à vontade de falar sobre isso.”
“Sempre fui uma pessoa que encarei a vida da forma que tinha que encarar, não podia me calar. Não seria diferente do que fui. Eu falo que tive depressão, lutei contra a depressão e eu venci a depressão. É esse o recado. Tem vitória, você pode vencer, procurar ajuda é legal, e ajudar constantemente também é muito importante“, concluiu.
Bianca Gomes está no Corinthians desde 2021. Ao todo, foram 34 jogos disputados, seis gols marcados e quatro títulos conquistados. A atacante voltou a atuar pelo clube após vencer a depressão no dia 4 de agosto, contra o Esmac, e anotou quatro gols desde então, contra São Bernardo, Portuguesa, Pinda e Olimpia.
O Corinthians volta a campo na Libertadores Feminina neste sábado, às 16h30 (de Brasília), no Estádio Rodrigo Paz Salgado. O adversário será o Boca Juniors-ARG, pelas quartas de final da competição continental. Atuais campeãs, as Brabas buscam o tetracampeonato em 2022.
Em tempo: se você apresenta algum sintoma de depressão, ligue para o Centro de Valorização da Vida (188). O CVV atende por telefone, por e-mail e pelo chat do site oficial, e funciona 24h, sete dias por semana. A associação ajuda pessoas que precisam de apoio emocional e aceita conversas anônimas.
Veja mais:
Corinthians tem cinco representantes em seleção da final da Copa do Brasil
Corinthians conhece detalhes de jogo contra o Boca Juniors, pelas quartas da Libertadores Feminina
Gol de Yuri Alberto, do Corinthians, é eleito o mais bonito do Brasileirão no mês de setembro
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados