Nesta sexta-feira, 21, o Corinthians realizou a apresentação do elenco e comissão técnica do seu departamento de basquete feminino para a disputa das competições na temporada 2025. O evento, que aconteceu na Neo Química Arena, contou com a presença de membros da diretoria do clube, e foi finalizado com uma entrevista coletiva onde participaram o técnico Bruno Guidorizzi e as jogadoras Ariadna, Alana e Yasmin.
Um dos temas abordados foi a adoção, nesta temporada, do Tratado Antirracista pela Diversidade por parte da Liga de Basquete Feminino (LBF). O treinador das Furiosas elogiou a iniciativa, considerando-a um avanço da liga a respeito de um tema cujo debate é fundamental nos tempos atuais.
“Eu acho que esse é um avanço que a LBF vem tendo desde o de ligas anteriores, já teve o ‘Levante a Bola Delas’. São ações pertinentes que têm que ser colocadas dia a dia dentro dos ginásios. Questões que são muito relevantes, principalmente no esporte feminino. Levantar e trazer esse tema à tona, o respeito que tem que ter, é extremamente relevante nos tempos de hoje. Então eu vejo isso com muito bons olhos. Cada vez mais a liga vem buscando melhorias nesse sentido e o Tratado Antirracista é mais um deles.”
Ariadna também comentou sobre o tema, lembrando que o combate ao racismo era pouco discutido no passado. “No início da temporada, tivemos a oportunidade de participar de uma palestra e um dos temas justamente foi isso. Então realmente é algo que a gente cada dia está se debatendo mais. Todas temos ciência dessa importância. Antigamente era um tema que a gente não debatia tanto, mas hoje é parte do nosso dia a dia. É um tema de soma importância”, afirmou.
Alana completou, afirmando que toda a sociedade deve fazer parte do debate e que a popularidade do basquete pode contribuir para tal: “É um tema muito debatido. Faz tempo que a gente precisava trazer isso para o esporte, para a gente poder falar com a população. Querendo ou não, a gente representa muitas pessoas. Uma grande população preta gosta de basquete, não só os brancos. E eu acho importante que eles se sintam bem dentro do ginásio e que a gente possa debater e resolver alguns problemas que a gente vê nos estádios, nos ginásios, e que a gente fala muito pouco e se resolve muito pouco.”
Ao todo, o Corinthians apresentou no evento desta sexta-feira dez atletas: Nazinha, Yasmin Gonçalo, Lucinara e Tássia, Ariadna, Milena, Mari Dias, Júlia Mansilha, Alana e Beatriz. Ainda foi prometida a apresentação futura de mais dois nomes, não divulgados no evento. A estreia das Furiosas na temporada acontece em 8 de março pela LBF, em jogo no Ginásio Wlamir Marques contra o São José, às 11h (de Brasília).
Veja mais:
Augusto Melo destaca revitalização do clube social do Corinthians e celebra crescimento de sócios
Corinthians tem amplo domínio no retrospecto do confronto contra o Guarani
Rei do Futsal, Falcão relembra início pelo Corinthians: “Clube parava para me ver”
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados