Se a temporada foi ruim para o Corinthians de forma coletiva, com eliminações e briga contra o rebaixamento no Brasileirão, por outro o ano vem sendo positivo para revelações do clube. Prova disso é que, na vitória contra o Vasco, na última terça-feira, 28, em São Januário, por 4 x 2, a base alvinegra atingiu a marca de oito jogadores que marcaram o primeiro gol pelo time profissional em 2023.
Diante do Vasco, dois jogadores que passaram pelas categorias de base do Corinthians marcaram pela primeira vez na equipe principal: o volante Gabriel Moscardo, titular e autor do terceiro gol alvinegro em São Januário, e o atacante Giovane, que saiu do banco de reservas para anotar o quarto e carimbar a vitória nos acréscimos do segundo tempo.
Gabriel Moscardo e Giovane se juntam a outros seis jogadores que passaram pela base do Corinthians e marcaram pela primeira vez como profissionais ao longo da atual temporada: o volante Ryan, os meio-campistas Matheus Araújo e Ruan Oliveira e os atacantes Wesley, Pedro e Felipe Augusto – relembre os gols abaixo.
O Brasileirão foi o campeonato que mais teve um primeiro gol de jogador da base do Corinthians ao longo do ano, com cinco (Gabriel Moscardo, Giovane, Matheus Araújo, Ruan Oliveira e Pedro). A Copa Sul-Americana foi a segunda competição, com dois (Ryan e Wesley), e a Libertadores encerra a lista, com um (Felipe Augusto).
Já em relação aos técnicos, Vanderlei Luxemburgo foi quem mais viu jogadores da base marcarem pela primeira vez como profissionais em 2023. Foram cinco: Ruan Oliveira, Ryan, Felipe Augusto, Wesley e Pedro. Mano Menezes, agora, ocupa a segunda posição nessa lista com os gols de Gabriel Moscardo e Giovane. Fernando Lázaro era o treinador alvinegro no primeiro gol de Matheus Araújo.
Vale destacar que outros jogadores também marcaram pela primeira vez com a camisa do Corinthians ao longo do ano, como o lateral-esquerdo Matheus Bidu e o zagueiro Lucas Veríssimo. A dupla, porém, não possui passagem pela base alvinegra e, portanto, não entra no levantamento da Central do Timão.
Os gols de Gabriel Moscardo e Giovane contra o Vasco garantiram a vitória alvinegra por 4 x 2 e deram um respiro ao Corinthians na briga contra o rebaixamento à Série B. Para carimbar a permanência na elite nacional, os comandados de Mano Menezes, agora, receberão o Internacional, no sábado, 02/12, às 18h, na Neo Química Arena.
Relembre os primeiros gols dos jogadores da base como profissionais em 2023:
Gabriel Moscardo: vs Vasco, em 28/11, pelo Brasileirão;
Giovane: vs Vasco, em 28/11, pelo Brasileirão;
Matheus Araújo: vs Cruzeiro, em 15/04, pelo Brasileirão (depois ainda marcou contra o Liverpool-URU, em 28/06, pela Libertadores);
Ruan Oliveira: vs Cuiabá, em 10/06, pelo Brasileirão (depois ainda marcou contra o Santos, em 21/06, pelo Brasileirão);
Ryan: vs Universitario-PER, em 18/07, pela Copa Sul-Americana;
Felipe Augusto: vs Liverpool-URU, em 28/06, pela Libertadores (depois ainda marcou contra Universitario-PER, em 11/07, pela Copa Sul-Americana);
Wesley: vs Newell’s Old Boys, em 01/08, pela Copa Sul-Americana (depois ainda marcou contra o Coritiba, em 13/08, pelo Brasileirão);
Pedro: vs Fortaleza, em 14/09, pelo Brasileirão.
Veja mais:
Romero comemora volta por cima no Corinthians e cita importância de Mano: ‘Sabe da minha capacidade’
Mano Menezes reprova críticas aos jogadores do Corinthians: “Não podem faltar com respeito”
Dupla do Corinthians expressa felicidade em primeiro gol marcado no profissional
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados