Promovido ao profissional do Corinthians com grande expectativa da torcida no início de 2023, Pedro vive situação incomum nos últimos jogos. O atacante de 17 anos foi convocado pela CBF para a Copa do Mundo Sub-20, mas acabou barrado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo com a premissa de ser utilizado pelo clube. Acontece que o jogador não atua desde que a Seleção Brasileira se apresentou para o Mundial.
O último jogo de Pedro pelo Corinthians foi contra o Fortaleza, quando foi escalado como titular por Luxemburgo, em 8 de maio. O atacante foi substituído no intervalo para a entrada de Guilherme Biro, também convocado para o Mundial. O meio-campista se apresentou à Seleção Brasileira para iniciar a preparação para a competição no dia seguinte, em 9 de maio. E desde então, o camisa 27 não entrou mais em campo.
Desde que Guilherme Biro e o restante dos convocados se apresentaram na Granja Comary, o Corinthians disputou quatro jogos, contra Botafogo (Brasileirão), São Paulo (Brasileirão), Atlético-MG (Copa do Brasil) e Flamengo (Brasileirão). Neste período, Pedro não somou um minuto sequer em campo.
O atacante, inclusive, chegou a ser cortado até do banco de reservas diante do Galo para dar lugar ao goleiro Matheus Donelli. Na ocasião, Vanderlei Luxemburgo justificou que preteriu Pedro porque tinha outros jogadores com características parecidas para o duelo.
“Cara, impressionante (tom irônico). Me perdoe. O Cássio alegou uma dor no adutor no aquecimento. Como eu posso ir para o jogo com um cara que alegou dor no aquecimento? Eu me preveni, porque se tivesse que sair o Cássio, eu tinha que ter outro goleiro (no banco)“, declarou Luxemburgo, durante entrevista coletiva após o jogo no Mineirão.
“E você me pergunta por que eu tirei o Pedro. Tirei porque eu tinha mais jogadores de lado de campo. Eu tinha o Adson, Barletta, Felipe… Tinha possibilidades para jogar do lado do campo”, completou o treinador, na última quarta-feira.
Vale lembrar que Vanderlei Luxemburgo chegou a declarar publicamente que também teria pedido a dispensa de Guilherme Biro da Seleção Brasileira, se tivesse sido contratado pelo Corinthians com mais antecedência. De acordo com o técnico, no entanto, a liberação do meio-campista não foi possível porque ele é titular do time de Ramon Menezes.
Também neste período sem atuar pelo Corinthians enquanto a Seleção Brasileira se preparava para o Mundial, Pedro viu Luxemburgo dar chances para outra promessa da base alvinegra: Wesley. O garoto de 18 anos atuou justamente nos quatro jogos em que seu companheiro não esteve em campo, sendo titular contra Atlético-MG e São Paulo e entrando no segundo tempo diante de Botafogo e Flamengo.
Lançado no profissional após ser peça importante na conquista do Sul-Americano Sub-20 com a Seleção Brasileira, em fevereiro, marcando gol no jogo do título contra o Uruguai, Pedro acumula seis jogos pelo elenco principal do Corinthians, todos em 2023. Foram três com Fernando Lázaro, um com Cuca e dois com Luxemburgo. Ele ainda não marcou gols.
Veja mais:
Dirigente do Corinthians garante permanência de Luxemburgo: “Existe uma confiança”
Corinthians presta solidariedade a Vinicius Júnior após novo caso de racismo
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados