Com a paralisação dos campeonatos durante a pandemia da Covid-19, os canais de televisão estão reprisando clássicos antigos do futebol brasileiro. A Band criou o quadro “Você Torceu Aqui”, que vai ar todo domingo, a partir das 14h.
Depois de exibir com grande sucesso de audiência, a final do Campeonato Brasileiro de 1998 entre Corinthians e Cruzeiro, vem aí um Derby que terminou com uma verdadeira batalha campal no gramado do Morumbi e com título do Timão.
No próximo domingo (03), vai ao ar uma das decisões mais marcantes da história do Campeonato Paulista. Aconteceu em 1999, entre Corinthians e Palmeiras e terminou com o título sendo conquistado pelo Timão.
O jogo será exibido na íntegra com narração original de Luciano do Valle e comentários de Rivellino. Na transmissão é possível que a emissora corte os comentários de arbitragem, que naquela partida foram feitos por Silvio Luiz. O narrador é encarado nos bastidores da Band como um desafeto, e suas intervenções na transmissão ainda estão sob análise.
O jogo – Corinthians 2×2 Palmeiras – Final do Campeonato Paulista de 1999
O Corinthians foi com “sangue no olho” para o jogo de ida. Já o Palmeiras poupou seus titulares, visando a final da Libertadores que iria disputar três dias depois. O Timão, por sua vez, foi para cima do rival e venceu a partida por 3 x 0.
No jogo de volta, no Morumbi, os ânimos estavam acirrados e a rivalidade ainda mais quente. Marcelinho Carioca marcou o primeiro para o Timão. O Palmeiras virou o placar na seqüência, com dois gols de Evair. Aos 28 minutos do segundo tempo, Edílson Capetinha carimbou a rede e empatou a decisão.
Pelo saldo de gols, o Timão já estava com uma mão na taça. Então, aos 31 minutos do segundo tempo, Edílson recebeu a bola no meio campo e começou a fazer embaixadinhas, passando a bola por trás da cabeça.
Os jogadores do Palmeiras partiram para cima na intenção de agredi-lo. Com isso, houve uma briga generalizada em campo e o juiz encerrou a partida aos 33 minutos do segundo tempo. Enquanto isso, a “festa na favela” já acontecia. A Fiel comemorava nas arquibancadas a conquista de mais um título paulista para o Corinthians.
Logo após as embaixadinhas e a fúria dos palmeirenses, no meio da briga entre os jogadores, Edílson deu um chute no atacante Paulo Nunes. A imagem entrou para a história, e até hoje é usada como referência da rivalidade entre Corinthians e Palmeiras.
Nesse dia, Edílson se tornou, definitivamente, um dos maiores ídolos da Fiel torcida.
Leia mais: Saudosa Maloca – Casa do Corinthians por mais de sete décadas, Pacaembu completa 80 anos
Leia mais: As camisas dos goleiros do Corinthians que marcaram época; veja galeria
Leia mais: Momentos históricos do Corinthians no Pacaembu
Leia mais: Leandro Castán teria lugar no Corinthians 2020?
Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão