- Por Kennedy Cardoso / Redação da Central do Timão
O zagueiro Balbuena pode alcançar uma marca expressiva pelo Corinthians no jogo deste domingo, contra o Atlético-MG, às 16h, pela última rodada do Brasileirão. Se entrar em campo, o paraguaio vai igualar o número de partidas de Rincón com a camisa alvinegra e se tornar o segundo estrangeiro que mais atuou pelo clube.
Balbuena acumula 157 jogos em duas passagens pelo Corinthians, um a menos do que Rincón, falecido em abril vítima de um acidente automobilístico. O líder do ranking é o paraguaio Ángel Romero, que entrou em campo 222 vezes com o manto alvinegro e pode aumentar esse número, já que está próximo de se tornar o primeiro reforço do clube para 2023.
Além de Romero, Rincón e Balbuena, o top-10 conta com nomes como o peruano Paolo Guerrero, o colombiano Victor Cantillo, o paraguaio Gamarra e os argentinos Carlos Tévez e Mauro Boselli – veja a lista abaixo.
Balbuena iniciou sua primeira passagem pelo Corinthians em 2016, após deixar o Libertad, do Paraguai. O zagueiro teve uma primeira temporada de altos e baixo no clube e se firmou de vez como titular apenas em 2017, ano em que foi campeão estadual e brasileiro. Em 2018, conquistou mais um Paulistão antes de ser negociado com o West Ham, da Inglaterra.
O paraguaio permaneceu no clube inglês até julho de 2021, quando foi anunciado como reforço do Dínamo de Moscou, da Rússia. Balbuena atuou por apenas um ano com a camisa do time russo, até ser emprestado ao Corinthians no meio de 2022. O contrato é válido até junho de 2023.
Veja o ranking dos estrangeiros com mais jogos pelo Corinthians:
1º – Ángel Romero (Paraguai): 222 jogos;
2º – Freddy Rincón (Colômbia): 158 jogos;
3º – Fabián Balbuena (Paraguai): 157 jogos;
4º – Hungarês (Hungria): 137 jogos;
5º – Paolo Guerrero (Peru): 130 jogos;
6º – Victor Cantillo (Colômbia): 106 jogos;
7º – Casemiro Gonzáles (Espanha): 90 jogos;
8º – Carlos Gamarra (Paraguai): 80 jogos;
9º – Carlos Tévez (Argentina): 78 jogos;
10º – Mauro Boselli (Argentina) e Daniel González (Uruguai): 72 jogos.
Veja mais:
Terceiro maior artilheiro do Corinthians, Teleco nascia há 109 anos
Corinthians busca reverter desvantagem contra o Santos para conquistar o Paulistão Sub-20