Com uma política de corte de gastos e sem muito orçamento para fazer contratações, trazendo seus primeiros reforços, Giuliano e Renato Augusto, somente no 2º semestre de 2021, a estratégia do Corinthians tem sido apostar em sua base.
Desde o início do ano, pelo menos 20 jogadores oriundos das categorias de base do Alvinegro foram relacionados em alguma partida. De lá pra cá, alguns jogadores acabaram perdendo espaço e foram realocados de volta para reforçar as equipes de base, como são os casos Léo Santos, Mandaca e Cauê por exemplo.
Até o momento, o técnico Sylvinho, que assumiu o Corinthians em maio deste ano, já utilizou oito dos 14 jovens que possui à sua disposição atualmente. São estes: João Victor, Raul Gustavo; Lucas Piton; Adson, Vitinho, Xavier, Roni; Felipe Augusto.
Além disso, o time que iniciou a partida nos quatro últimos jogos do Timão, contou com a presença de pelo menos três jogadores vindos da base no time titular, claro, sem levar em conta os já experientes, Jô e Fagner. Tal estratégia vem gerando resultados dentro e fora de campo também, com a economia na folha salarial sendo possível graças à presença e o destaque destes jovens atletas nas partidas.
A prática da utilização de jogadores da categoria de base tem sido, ultimamente, o combustível do Timão no Campeonato Brasileiro. Até aqui, 12 dos 52 gols do Alvinegro feitos na temporada de 2021, foram anotados por atletas vindos da base. Nos jogos somente do Brasileirão, o número de participações de gol, contando com gol e assistências, chega a oito, de jogadores da base.
Confira os números de alguns jogadores que subiram da base, se destacaram e que vem sendo utilizados com o técnico Sylvinho:
João Victor – O zagueiro atuou em 30 jogos, sendo 16 com o Sylvinho. Possui contrato até o final de 2023, com multa de 50 milhões de euros para times do exterior. O Corinthians possui 55% dos direitos econômicos.
Roni – Titular do Corinthians, o meio-campista possui 37 jogos, sendo 17 com Sylvinho. É o jogador que subiu da base que mais atuou com o treinador. Possui três gol e contrato até o final de 2022.
Adson – Autor de dois gols na vitória do último jogo, o meio-campista jogou em 16 oportunidades e fez três tentos. Possui contrato com o clube até o final de 2023. O Timão possui 70% dos direitos do atleta.
Veja mais:
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados