Ex-atacante de sucesso no futebol mundial, Ronaldo Fenômeno iniciou a carreira como dirigente; será que vem dando certo?
O ex-atacante Ronaldo foi um verdadeiro Fenômeno dentro dos campos enquanto jogador de futebol. O craque de tantos times, como Real Madrid, Barcelona, Milan e Corinthians; e da Seleção Brasileira, agora se arrisca em outra função no esporte: a presidência de um clube.
Ainda em 2018, o bicampeão do mundo adquiriu a maioria das ações do Real Valladolid, clube que disputa a La Liga – primeira divisão da Espanha. Desde então, exerce também o cargo de presidente e manager da equipe. De lá para cá, conseguiu manter o time na elite do futebol espanhol e contratar bons nomes para reforçar o elenco, principalmente graças à sua relação no meio do futebol.
O meia Matheus Fernandes, contratado pelo Barcelona, é um desse exemplos que chegou ao Valladolid por empréstimo graças aos contatos de Ronaldo. Em entrevista à ESPN, o jogador falou sobre o chefe.
“O Ronaldo é um presidente muito presente. Sempre comparece aos treinamentos, conversa com os jogadores, comissão técnica… Tudo isso é muito importante. Todos gostam muito desse jeito simples, porque ele é humilde a todo momento, trata todos da mesma maneira. É um pessoa fantástica”, citou Fernandes.
Investimentos
Além de contratar jogadores, Ronaldo investiu em outros setores do clube. Mais de 2,5 milhões de euros já foram usados em reformas do estádio José Zorrilla. O brasileiro Júlio Baptista foi contratado para as categorias de base. Além disso, Ronaldo bancou a permanência do técnico Sergio González, após escapar do rebaixamento na temporada 2018/19
“Estamos trabalhando o máximo para se manter na elite. O clube tem pensamento, até pela organização, de subir degraus, mas sabe que é preciso de paciência e se firmar no Campeonato Espanhol. O Valladolid é um clube bem organizado. Tem um estádio muito bonito e bem confortável, uma academia e um CT que atende a demanda dos jogadores. É um clube, que tem uma história bonita e hoje briga para permanecer em LaLiga”, citou Ronaldo sobre o trabalho do clube que deve permanecer na elite espanhola em 2020/21.
Presentes para os jogadores
Ainda de acordo com a reportagem da ESPN, Ronaldo é ‘generoso’ com os jogadores. Após a conquista da permanência na primeira divisão, o presidente deu viagens para os atletas. Além disso, quando derrota os adversários em jogos importantes, o Fenômeno costuma dar passagens, iPhone’s e outros presentes.
Leia mais:
+ Corinthians disponibiliza votação para escolha do nome do novo patrocinador
+ Há seis anos, Arena Corinthians recebia semifinal da Copa do Mundo
Por: Gabriel Gonçalves / Redação Central do Timão