Nesta terça-feira (9), o Corinthians entra no campo do Maracanã pelas quartas de final da Conmebol Libertadores, às 21h30 (de Brasília), contra o Flamengo.
Após perder o primeiro confronto por 2 x 0, na Neo Química Arena, o Timão tem a dura missão de reverter o placar fora de casa contra uma equipe em ascensão, enquanto o time de Vítor Pereira passa por um momento de instabilidade na temporada. Mesmo assim, o Corinthians e sua torcida acreditam na virada improvável e se inspiram em outras conquistas do passado alvinegro que se deram da mesma forma.
Sendo assim, a Central do Timão relembra as cinco viradas mais surpreendentes da história do time mosqueteiro. Confira:
5° – Corinthians x Goiás – Copa do Brasil 2008
Após queda para a Série B do Campeonato Brasileiro, o Time do Povo buscava se reerguer e voltar a disputar títulos. Então, enfrentou o Goiás nas oitavas de final da Copa do Brasil, porém perdeu a primeira partida no Serra Dourada por 3 x 1. O único gol corinthiano foi marcado pelo meio-campista Diogo Rincón. No jogo de volta, no Morumbi, o Todo Poderoso aplicou uma goleada de 4 x 0 com mais dois gols de Rincón, um de Herrera e outro de André Santos, e eliminou o oponente.
4° – Corinthians x Cianorte – Copa do Brasil 2005
A “Era dos Galácticos” do Corinthians de 2005 começou com uma grande surpresa negativa. No jogo de ida da segunda fase da Copa do Brasil daquele ano, Tévez e companhia foram a Maringá e perderam por 3 x 0 para o Cianorte. Na sequência, o Timão evitou o vexame e derrotou os paranaenses por 5 x 1 no Pacaembu, atingindo o objetivo da virada e se classificando para a fase seguinte.
Corinthians x Athletico-PR – Copa do Brasil 1997
Com vaga garantida depois de eliminar o Atlético-MG nas oitavas, o Time do Povo recebeu o Athletico-PR, no Morumbi, e saiu atrás no placar com um viés de 2 x 1. No segundo e decisivo duelo, o Alvinegro deu um show e goleou o adversário fora de casa por 6 x 2, com desempenho espetacular do atacante Mirandinha, que marcou três gols no estádio Pinheirão. Além dele, Souza e Donizete (dois tentos) fecharam a goleada e selaram a classificação.
Corinthians x Flamengo – Brasileirão 1984
Campeão em 1982 e 1983, o Flamengo, que já não contava mais com Zico, mas ainda assim repleto de craques como Júnior, Adílio, Nunes e o jovem Bebeto no elenco, enfrentou o Coringão nas quartas de final da competição de 1984. No jogo de ida, o Timão perdeu por 2 x 0, levando gols de Élder e Bebeto. Então, 120 mil pessoas compareceram ao estádio do Morumbi e viram Wladimir, Ataliba, Biro-Biro e Édson Boaro marcarem para o Alvinegro e conquistarem a virada histórica, com resultado final de 4 x 1 e vaga na semifinal.
Vale lembrar que esse foi o terceiro maior público em um jogo do Corinthians em toda sua história. O segundo lugar nesse ranking é a final do Campeonato Paulista de 1977, que obteve mais de 138 mil presentes no mesmo estádio. O posto de primeiro colocado fica para o jogo entre Fluminense x Corinthians, disputado no Maracanã, palco do confronto das quartas de final da Libertadores de 2022 contra o Flamengo nesta terça-feira (9), quando pouco mais de 146 mil pessoas assistiram ao espetáculo. Na ocasião, o placar final ficou em 1 x 1 e classificou o Corinthians à final.
Corinthians x Palmeiras – Paulistão 2018
Depois de eliminar Bragantino e São Paulo nas fases anteriores, também após sair perdendo no primeiro jogo, o Corinthians do técnico Fábio Carille recebeu o arquirrival Palmeiras, na Neo Química Arena, na partida de ida da final do Paulistão de 2018. Assim, com gol do centroavante Borja, o Timão saiu derrotado de campo em duelo quente, com expulsões e muita confusão.
Na segunda batalha, o meia Rodriguinho contou com bela jogada do companheiro Mateus Vital e desvio do zagueiro adversário para fazer o primeiro gol corinthiano nas finais e empatar o placar agregado, que perdurou até o final do tempo regulamentar. Nas disputas de pênaltis, o goleiro Cássio defendeu as cobranças de Dudu e Lucas Lima e viu o volante da base Maycon converter a batida decisiva, que deu o 29° título do Campeonato Paulista ao Timão, em pleno estádio do arquirrival.
Agora, a equipe de Vítor Pereira tenta incluir mais uma virada histórica nos registros do Sport Club Corinthians Paulista, desta vez contra o Flamengo na Libertadores.
Veja mais:
Flamengo x Corinthians: onde assistir, desfalques, escalações e arbitragem
Ídolo do Corinthians fala sobre possibilidade de virada sobre o Flamengo: “Temos condições”
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados