O árbitro do clássico deste sábado (13), entre Corinthians e Palmeiras, na Neo Química Arena, pela 22ª rodada do Brasileirão, não traz boas lembranças ao ex-treinador corinthiano Tite. Trata-se do paulista Raphael Claus (FIFA), que foi chamado de “atrapalhado” pelo técnico em um Derby de 2016.
O clássico em questão aconteceu em 12 de junho daquele ano, no Allianz Parque, e foi válido pelo Brasileirão. O Corinthians perdeu por 1 x 0, mas poderia ter saído com um empate se Raphael Claus não anulasse um gol corinthiano no último minuto, marcado pelo volante Bruno Henrique, por uma falta do zagueiro Felipe no goleiro Fernando Prass. Foi esse lance que causou revolta no então treinador do Timão.
“No início do jogo, houve alguns problemas de critério. A jogada do Giovanni Augusto, que abriu o braço para proteger a bola. Eu fico muito à vontade porque o Corinthians é a equipe mais disciplinada do campeonato. Depois deu cartão para o Felipe… Ele (Raphael Claus) estava atrapalhado hoje, e esse atrapalhar tirou um gol legítimo do Corinthians. Não pode, em alto nível… O Claus… Vocês são exigidos nas suas empresas, eu também… Não pode um árbitro como ele errar dessa maneira“, declarou Tite na época.
Por outro lado, o Corinthians tem boas lembranças recentes em Derbies apitados por Raphael Claus. O paulista comandou as duas últimas vitórias alvinegras sobre o Palmeiras: a primeira por 1 x 0, no Paulistão de 2020, com gol de Gil, e a segunda por 2 x 1, no Brasileirão do ano passado, com dois gols de Róger Guedes. Ambos os jogos aconteceram na Neo Química Arena.
Neste sábado, Claus será auxiliado pelo seu conterrâneo Danilo Ricardo Simon Manis e pelo fluminense Rodrigo Figueiredo Henrique Correa, ambos também filiados à FIFA. O quarto árbitro no Derby será João Vitor Gobi, enquanto Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral será responsável pela operação da arbitragem de vídeo. O VAR é mais um que detém o distintivo da federação que comanda o futebol mundial – veja a escala completa abaixo.
O clássico deste sábado, em Itaquera, será o nono Derby apitado por Raphael Claus em sua carreira. O paulista esteve à frente de quatro vitórias corinthianas sobre o Palmeiras, além de três empates entre os rivais e apenas uma derrota alvinegra, justamente a do Brasileirão de 2016, contestada por Tite.
No geral, Raphael Claus já apitou 32 jogos envolvendo o Corinthians, sendo o primeiro deles no Paulistão de 2011. Foram 17 vitórias do Timão, cinco empates e dez derrotas, além de 68 cartões amarelos e quatro vermelhos aplicados para jogadores corinthianos. Ele também marcou três pênaltis contra o clube alvinegro.
Raphael Claus, vale lembrar, é um dos dois árbitros brasileiros selecionados para a Copa do Mundo deste ano. Além do paulista, o goiano Wilton Pereira Sampaio também representará o Brasil no Catar.
Veja a escala completa de arbitragem para Corinthians x Palmeiras:
Árbitro: Raphael Claus (FIFA);
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA) e Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA);
Quarto árbitro: João Vitor Gobi;
Árbitro de vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (FIFA);
AVAR: Herman Brumel Vani;
Observador de VAR: Ednilson Corona.
Veja mais:
Willian fala sobre próximos passos após deixar Corinthians: “Ver qual vai ser a melhor opção”
Corinthians conversa com atacante Michael, do Al Hilal, mas transferência é vista como complicada
Willian explica motivo de ter deixado o Corinthians: “Acaba causando um impacto muito grande”
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados