A Conmebol definiu a equipe de arbitragem que apitará o segundo jogo do Corinthians na Libertadores 2023, contra o Argentinos Juniors, da Argentina, na próxima quarta-feira, 19, na Neo Química Arena, às 21h30 (de Brasília). O venezuelano Jesús Valenzuela será o dono do apito, com Jorge Urrego e Tulio Moreno, ambos da Venezuela, como seus auxiliares.
O árbitro tem 39 anos e nunca apitou um jogo do Alvinegro em sua carreira. Valenzuela faz parte do quadro da FIFA desde 2013, e esteve presente na última Copa do Mundo, apitando os jogos de Inglaterra x Estados Unidos e França x Polônia, na segunda rodada da fase de grupos e nas oitavas de final, respectivamente.
Em 2023, ele já apitou quatro jogos da Libertadores e um da Sul-Americana, sendo um deles a derrota do Palmeiras, arquirrival do Corinthians, para o Bolívar-BOL, por 3 x 1, na primeira rodada da principal competição continental. Em toda a sua carreira, o venezuelano apitou 33 jogos na Libertadores e 19 na Sul-Americana.
Nas cinco partidas de competições continentais que apitou em 2023, Jesús Valenzuela aplicou 25 cartões amarelos e dois cartões amarelos, contabilizando uma média de 5,4 cartões por partida.
O árbitro encontra o Corinthians pela primeira vez em sua carreira. O Timão venceu seu primeiro jogo na Libertadores, contra o Liverpool-URU, por 3 x 0, no Estádio Centenário de Montevidéu, no Uruguai. A equipe chega ao duelo após vencer o Cruzeiro na estreia do Brasileirão, dentro de casa, e busca engatar uma sequência de vitórias.
Confira a escala completa para Corinthians x Argentinos Juniors:
Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN)
Auxiliares: Jorge Urrego (VEN) e Tulio Moreno (VEN)
Quarto Árbitro: Yender Herrera (VEN)
VAR: Nicolas Gallo (VEN)
AVAR: Jorge Guzman (COL)
Veja mais:
Corinthians tem maior público pagante da primeira rodada do Brasileirão
Titularidade, Zenit, título do Sul-Americano e convocação: Robert celebra um ano como profissional
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados