- Por Vinícios Cotrim | Redação da Central do Timão
Corinthians e Atlético-MG se enfrentam pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil de 2023, às 21h30 (de Brasília), nesta quarta-feira, 17. Para o primeiro jogo da decisão, a Confederação Brasileiro de Futebol (CBF) escolheu o árbitro Bráulio da Silva Machado (SC), que faz parte do quadro da FIFA e esteve presente na última final da competição.
Na companhia dele, estarão os assistentes Kleber Lucio Gil e Henrique Neu Ribeiro, ambos da federação de Santa Catarina. Já o quarto árbitro Andre Luiz Skettino Policarpo Bento é de Minas Gerais. O VAR fica por conta de Rafael Traci, que vem da mesma região que o árbitro principal.
Bráulio esteve envolvido na polêmica do primeiro jogo da final da Copa do Brasil do ano passado. Na ocasião, a bola bateu na mão de Léo Pereira – veja a imagem abaixo, e interrompeu a trajetória dela. O lance acarretaria em pênalti para o Corinthians e poderia mudar o placar da partida, que ficou no 0 x 0.
No retrospecto geral, o Time do Povo também não possui um desempenho positivo quando o árbitro está em campo. Em 15 jogos apitados, são apenas quatro vitórias para o Corinthians, seis empates e cinco derrotas. A última partida do Timão que ele apitou foi na última rodada do Brasileirão de 2022, justamente contra o Atlético-MG.
Desta vez o jogo acontece no Estádio do Mineirão, onde o Corinthians não perdeu em 2022, vencendo o Galo por 2 x 1, de virada, pelo Brasileirão. O retrospecto lá também é negativo, com 26 vitórias e 32 derrotas, além de 20 empates.
Confira a escala completa da arbitragem:
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (FIFA-SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
Quarto árbitro: Andre Luiz Skettino Policarpo Bento (MG)
VAR: Rafael Traci (SC)
AVAR: Johnny Barros de Oliveira (SC)
Assistente de VAR 2: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Veja mais:
Corinthians divulga detalhes do ‘Fiel’, nova plataforma para o torcedor corinthiano
Campeão mundial pelo Corinthians dispara crítica contra Luxemburgo: ‘Fala mais do que deveria’