Após sofrer 45 gols no Campeonato Brasileiro e alcançar a pior marca desde a temporada de 2009, o Corinthians voltou a se consolidar no setor defensivo.
Nos últimos sete confrontos do Timão, apesar de improvisos por conta do surto de Covid-19, a equipe comandada por Vagner Mancini, além de não ter perdido nenhum, sofreu apenas três gols, dois do Palmeiras e um da Ponte Preta.
Em entrevista concedida após a vitória por 3×0 sobre o Salgueiro na Copa do Brasil, Mancini embora reconheça a evolução, afirmou que está no caminho certo, mas o sistema defensivo ainda não está no patamar esperado por ele.
“O Corinthians melhorou defensivamente. Nos últimos sete jogos tomamos poucos gols, e essa invencibilidade é muito importante porque ela mostra uma evolução. Porém, nós estamos teoricamente no começo de uma temporada, e a equipe vem bem nesse início. Temos que, em primeiro lugar, acertar a parte defensiva, para dar sustentação ofensiva à equipe. Queremos um sistema defensivo que seja a cara do Corinthians nessa última década, um time que tome poucos gols e chegue com abundância à frente, que finalize, que empolgue o torcedor em todos os sentidos. Acho que estamos no caminho certo.”
O sistema defensivo do treinador corinthiano vem sendo preenchido por Cássio no gol, Fagner na lateral-direita, Jemerson e Gil como zagueiros e Fábio Santos na lateral-esquerda. Em outros jogos, por conta da Covid-19, Matheus Donelli supriu a ausência do ídolo corinthiano no gol, Bruno Méndez chegou a improvisar nas duas laterais e o jovem João Victor, zagueiro de origem, também precisou improvisar como lateral-direito.
Cabe lembrar, que a permanência de Jemerson na temporada ainda não está garantida. O defensor tem contrato com o Clube até o meio deste ano, e já vem despertando interesse de outras equipes, como é o caso do Atlético-MG.
Leia mais:
+ Confira as movimentações do Corinthians no mercado da bola; atualizado
+ Zizao relembra tempos de Corinthians e lembranças no Brasil: ”o churrasco era muito delicioso”
+ Há 18 anos, Corinthians derrotava rival e conquistava 25º título do Paulistão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados