Vanderlei Luxemburgo divide com Lula o título de treinador com o maior número de títulos do Campeonato Brasileiro. Campeão em cinco edições da competição, Vanderlei Luxemburgo amarga o primeiro rebaixamento de sua história.
Luxa também é o treinador com mais mais jogos, mais vitórias e mais edições disputadas. O técnico estreou em 1983, no comando do Campo Grande-RJ, e já participou de 27 edições. Comandou 13 clubes, ganhou 5 títulos (1993 e 1994 pelo Palmeiras, 1998 pelo Corinthians, 2003 pelo Cruzeiro e 2004 pelo Santos), disputou 772 jogos e venceu 359 partidas.
De 1993 a 2015 ficou ausente apenas em 1999 e 2000, quando deixou o Corinthians para dirigir a Seleção Brasileira, e em 2005, quando foi para o Real Madrid após o seu bicampeonato em 2003 e 2004.
Contratado pelo Vasco em 2020, Luxa chegou na 28ª rodada, com o time na 16ª posição com 35,7% de aproveitamento. Após a sua chegada, o time conquistou 30% dos pontos em 10 rodadas, entrou para a zona do rebaixamento e agora é o 17º com 38 pontos.
O empate com o Corinthians neste domingo, por 0 x 0, na Neo Química Arena, praticamente sacramentou o rebaixamento do Vasco para a Série B do Brasileirão. Matematicamente, o time de Vanderlei Luxemburgo ainda tem chances (remotas) de permanecer na Série A. Mas se trata de uma missão muito improvável.
O Cruz-Maltino precisará de um milagre na última rodada em São Januário para se livrar do rebaixamento. Se vencer na próxima rodada e o Fortaleza perder, ainda assim, a equipe carioca teria de tirar uma diferença de 12 gols de saldo. O Fortaleza, com 41 pontos, enfrenta o Fluminense na última rodada, no Rio de Janeiro.
Além disso, ainda há o Goiás na disputa, que na noite deste domingo enfrenta o Red Bull Bragantino e tem dois pontos a menos que o Vasco. Se o time goiano vencer, ultrapassa o Gigante da Colina. O último jogo do Vasco é justamente contra o Goiás, quinta-feira, em São Januário. Todos os jogos da rodada acontecem às 21h30.
Após o empate com o Corinthians na Neo Química Arena, o técnico Vanderlei Luxemburgo admitiu que a situação é complicada, que não vai enganar o torcedor. Luxa ainda lembrou o lance polêmico do jogo contra o Inter onde o Vasco se sentiu prejudicado.
“Eu não posso enganar o torcedor: se falar em ganhar do Goiás e fazer 12 gols, estou enganando. Mas há um jogo sob júdice. Lá houve um erro gravíssimo. Tanto que o STJD deu um parecer para a CBF mostrar o vídeo e os áudios da partida contra o Inter. Esse jogo é importante para moralizar o campeonato. Ele manchou o Brasileirão. O juiz e o VAR cometeram erros gravíssimo, o pior foi a não consulta ao VAR. É complicado“, disse o técnico em coletiva.
Técnicos com mais títulos na história do Brasileirão (1959-2019): Lula e Vanderlei Luxemburgo, com cinco cada, Rubens Minelli e Muricy Ramalho com quatro, Ênio Andrade e Osvaldo Brandão com três títulos.
Leia também:
Corinthians empata com Vasco e, praticamente, dá adeus à vaga para a Libertadores
Fagner completa 100 jogos no Brasileirão jogando na Neo Química Arena pelo Corinthians
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados