- Por Bruno Pantarotto / Redação da Central do Timão
Após a vitória do Água Santa sobre o Palmeiras por 2 x 1 neste domingo (02), o Corinthians permaneceu como o último clube campeão paulista invicto, feito que nenhum outro time conquistou desde que o Timão levantou a taça em 2009, na final contra o Santos.
Naquela ocasião, o Alvinegro Paulista ficou em terceiro lugar na primeira fase, após 19 jogos disputados, dez vitórias e nove empates, atrás do Palmeiras e do São Paulo. Na fase mata-mata, o Timão venceu os jogos de ida (2 x 1) e volta (2 x 0) do Majestoso, carimbando a vaga para a final.
Já na decisão, o Corinthians enfrentou o Santos na Vila Belmiro, onde saiu vitorioso por 3 x 1, com destaque para o emblemático gol de cobertura marcado por Ronaldo Fenômeno. No jogo de volta, realizado no Pacaembu, o Timão empatou por 1 x 1, garantindo assim o seu 26º título estadual, e o último conquistado de forma invicta.
Naquela edição, o Campeonato Paulista adotou o formato de pontos corridos na primeira fase, em que os quatro primeiros colocados se classificavam para as semifinais. Por outro lado, os quatro últimos colocados eram rebaixados para a Série A2 do Paulistão.
No total, o Corinthians acumula 30 títulos do Campeonato Paulista, sendo somente cinco deles conquistados sem ter sofrido nenhuma derrota, nas edições de 1914, 1916, 1929, 1938 e 2009. O Timão também é o clube com o maior número de títulos paulistas conquistados de forma invicta.
Veja mais:
Corinthians volta a jogar no Estádio Centenário após quase 23 anos; veja o retrospecto
CBF desmembra primeiras rodadas do Brasileirão; Corinthians terá quatro jogos em TV aberta
Torcida do Corinthians faz protesto durante jogo contra o Real Brasília no Brasileirão Feminino