O Corinthians conheceu, na tarde desta sexta-feira (25), seus três adversários na fase de grupos da Libertadores de 2022. O sorteio, realizado na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, colocou o Timão no Grupo E, ao lado de Boca Juniors-ARG, Deportivo Cali-COL e Always Ready-BOL.
A pouco menos de duas semanas para a estreia do Corinthians na competição sul-americana, o que deve ocorrer em 5 ou 6 de abril, a Central do Timão preparou um raio-x para você, torcedor, conhecer todos os três oponentes do clube do Parque São Jorge no torneio.
Boca Juniors-ARG:
Hexacampeão da Libertadores, o clube de Buenos Aires é velho conhecido do Corinthians. Ambos duelaram na final da edição de 2012, quando o Timão venceu por 3×1 no placar agregado e conquistou seu primeiro troféu continental. No ano seguinte, brasileiros e argentinos se reencontraram nas oitavas de final, quando os xeneizes ficaram com a vaga nas quartas após um jogo cercado de polêmicas sobre a arbitragem de Carlos Amarilla no Pacaembu.
Dono de um dos estádios mais temidos da América do Sul, La Bombonera, o Boca tem o ex-volante argentino Sebastián Battaglia no comando técnico. Ele conhece bem o torneio sul-americano, já que foi tetracampeão pelo clube como jogador, em 2000, 2001, 2003 e 2007. Em seu elenco, os xeneizes contam com jogadores conhecidos no futebol brasileiro, como Darío Benedetto, Sebatián Villa e Óscar Romero, irmão gêmeo do ex-corinthiano Ángel Romero, atualmente no Cruz Azul, do México.
Deportivo Cali-COL:
Atual campeão do Torneio Finalização do Campeonato Colombiano, o Deportivo Cali, que volta a disputar a Libertadores após cinco anos, acumula dois vice-campeonatos da Libertadores em sua história, em 1978 e 1999. O Verdiblanco, porém, não tem muito como sonhar com título, já que ocupa a 19ª e penúltima posição na atual edição da liga nacional.
Assim como o Boca, não faltam nomes conhecidos no plantel verde e branco. O técnico é o venezuelano Rafael Dudamel, que teve rápida passagem pelo Atlético-MG em 2020. Além do treinador, a equipe conta com o ex-corinthiano Yony González e com o veterano Téo Gutiérrez em seu elenco.
Always Ready-BOL
O modesto clube boliviano irá disputar a Libertadores pela terceira vez em sua história, sendo a segunda seguida – a primeira ocorreu no longínquo ano de 1968. Os Albirojos são donos do Estádio Municipal El Alto, em El Alto, que conta com mais de 4 mil metros de altitude. O número elevado acima do nível do mar causou a morte do árbitro Víctor Hugo Hurtado em 2019, no jogo entre Always Ready e Oriente Petrolero.
Porém, a tendência é que a equipe boliviana mande seus jogos no Estádio Hernando Siles, localizado na cidade de La Paz. A capital do país registra altitude de 3.625 metros, número inferior ao de El Alto, mas ainda considerado elevado. No ano passado, por exemplo, o Internacional sofreu com o ar rarefeito e foi derrotado por 2×0.
Veja mais:
Du Queiroz revela o que Vítor Pereira disse aos jogadores do Corinthians antes das penalidades
Corinthians conhece adversários na fase de grupos da Libertadores; veja detalhes
Corinthians faz primeiro treino visando semifinal contra o São Paulo
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados