Após bater o Ceará por 2 a 0, Fiel foi à apoteose no Pacaembu com a ascensão para a Série A do Brasileirão
Após queda para a Série B do Brasileirão em 2007, a Fiel viveu um dos momentos de maior alívio na história recente do Timão na Saudosa Maloca, contra o Ceará, pela 32ª rodada da Série B do Brasileirão de 2008, há exatos onze anos.
Para oficializar o tão esperado acesso à elite do futebol brasileiro, o Corinthians precisava bater o Vozão e torcer por um tropeço do Barueri contra o Paraná, em São Paulo. E foi o que aconteceu.
A vitória corinthiana começou a ser construída ainda no primeiro tempo, quando Herrera fez bela jogada individual e chutou na trave. No rebote, Douglas bateu de primeira, sem chances para o goleiro da equipe cearense, fazendo a Fiel explodir pela primeira vez no Pacaembu naquela tarde.
Na segunda etapa, Cristian bateu falta, o goleiro do Ceará rebateu e Chicão ampliou para o Alvinegro. Pouco depois, com a virada paranaense em Barueri, o Pacaembu entrou em êxtase e o resultado em campo já pouco importava. O Corinthians finalmente estava matematicamente de volta a Série A do Campeonato Brasileiro.
Após o apito final, o goleiro Felipe e o atacante Dentinho, remanescentes da queda no ano anterior, não seguraram as lágrimas e comemoraram ao lado dos 36 mil corinthianos presentes no histórico estádio paulistano.
Embalado por gritos de “O Coringão voltou”, o Timão findava seu retorno ao lugar de onde nunca deveria ter saído e esboçava iniciar a fase mais vitoriosa de sua história, construída pós-queda.
O título da competição foi matematicamente confirmado poucas rodadas depois, com vitória fora de casa sobre o Criciúma, também por 2 a 0.
Por Gabriel Salvati
Eu fico plenamente em prantos e com o corpo todo arrepiado só de lembrar desses tempos. Voltamos da série B, e conquistamos todos os títulos possíveis dali então. Foi mágico!! Jamais esquecerei desses tempos de glória. Tamo junto e vai Corinthians.