- Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão
O Corinthians conheceu nesta terça (02) o seu adversário na primeira fase da Copa do Brasil 2021, que tem início no dia 10 de março. Em sorteio realizado na sede da CBF no Rio de Janeiro, ficou definido que o Timão vai enfrentar o Salgueiro, campeão de Pernambuco na temporada 2020.
Mas, por pouco o ‘Carcará’ não está fora do torneio mata-mata. No início de fevereiro, o Salgueiro protocolou um ofício à Federação Pernambucana de Futebol (FPF), pedindo desligamento das disputas da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil em 2021. No documento, o clube alegou problemas financeiros, gerados pela perda de patrocinadores privados e do apoio da Prefeitura da cidade.
O Salgueiro ganhou a vaga da Copa do Brasil ao ser campeão pernambucano em 2020, sobre o Santa Cruz, nos pênaltis. Foi ventilada ainda a informação de que o Carcará estaria estudando a desistência também do Pernambucano de 2021 e da Série D do Campeonato Brasileiro.
No dia seguinte após a decisão, o Salgueiro mudou de ideia e vai disputar as duas competições. Nos bastidores, um dos fatores determinantes foi a ameaça dos jogadores do Salgueiro de abandonar o clube, caso houvesse a desistência. Assim, em outro ofício encaminhado ao presidente da federação local, o Salgueiro afirmou que “estava sofrendo pressão de toda torcida quanto a atitude desesperada de não participar da Copa do Nordeste e Copa do Brasil”.
Não foi a primeira vez que o clube de Salgueiro tomou essa atitude. Em 2015, também fez um pedido semelhante à FPF. Na época, a intenção era abandonar a Série C e não disputar as competições do ano seguinte. Assim como agora, o clube alegava problemas financeiros.
Em coletiva no dia 04 de fevereiro, o presidente do clube, José Guilherme da Luz, expôs as dificuldades financeiras que o time enfrenta há alguns meses, e declarou que chegou a receber R$ 50 mil emprestados de um jogador, para fazer pagamentos das despesas do time em novembro. José Guilherme ainda contou que criou um Pix no Instagram do clube pedindo ajuda, não só aos torcedores do Salgueiro, mas a todos de Pernambuco que gostam da equipe.
Data e horário da partida ainda não foram definidos. A CBF reservou os dias 10 e 17 de março para realizar os jogos da primeira fase, que serão disputados em partida única.
O mando de campo pertence aos clubes com pior ranking da CBF, tendo os visitantes, por sua vez, a vantagem do empate. O Corinthians é o sétimo no Ranking Nacional de Clubes da CBF, divulgado ontem pela entidade e publicado pela Central do Timão. Já o Salgueiro é o 64º colocado.
A competição terá transmissão da Globo, SporTV e Premiere.
Corinthians e Salgueiro estão na Chave 7, que tem também:
Retrô-PE x Brusque-SC
Goianésia-GO x CRB-AL
Madureira-RJ x Paysandu-PA
Pelo regulamento, caso o Corinthians vença o Salgueiro, segue para a fase 2, e vai disputar a vaga na fase seguinte com o vencedor de Retrô/PE x Brusque/SC.
Leia também:
Entenda o regulamento da Copa do Brasil
Corinthians conhece adversário da estreia na Copa do Brasil 2021
Regulamento do Paulistão não prevê adiamento de jogos por COVID-19