- Por Tatiane Vidal / Redação da Central do Timão
Em entrevista coletiva após o empate sem gols com a Inter de Limeira, o técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, foi questionado sobre como enxergava a chegada do novo comandante do Corinthians, Vítor Pereira. Vale lembrar que os dois treinadores são portugueses e fazem parte de leva que chegou ao Brasil após o sucesso de Jorge Jesus no Flamengo.
Abel revelou que conhece Vítor Pereira e elogiou trabalho anterior do técnico na equipe do Porto. O português, bicampeão da Libertadores com o Palmeiras, aproveitou para elogiar seus compatriotas e os treinadores brasileiros.
”O Vitor (Pereira) é uma pessoa que eu conheço. Aprendi a admirá-lo quando ele era treinador do Porto. Depois, ele seguiu sua carreira além fronteiras. Vai para um rival, conheço, é um bom treinador”, disse o treinador em coletiva de imprensa.
”Os treinadores portugueses são qualificados. Isso é a globalização do futebol. Nós temos treinadores brasileiros com muita competência, já tive a oportunidade de os enfrentar. Temos o Tite, que é muito bom. Ele apresenta seu trabalho por números, em resultados”, completou Abel.
Para o comandante alviverde, essa adesão dos clubes brasileiros aos treinadores lusitanos além de natural, é benéfica. O técnico do Palmeiras pontuou que não é só no Brasil que existe essa afluência de estrangeiros, e que isso é resultado da globalização do futebol.
“Se formos em Portugal também há estrangeiros, na Inglaterra há mais estrangeiros do que ingleses, que é a nata do futebol. Fico muito contente com essa globalização, a maior parte dos jogadores são brasileiros, isso que é importante. A qualidade do futebol está aqui. Isso existe em todo lugar, na Europa é assim, na América Latina também. São upgrades que temos que fazer. Encaro isso de forma natural”, ponderou Abel.
Abel Ferreira ainda citou nomes de treinadores portugueses que passaram pelo Brasil e afirmou que, em um país que exporta tantos jogadores para fora, é bom que venham treinadores para confrontar e terem suas ideias confrontadas e que isso só eleva o nível do futebol brasileiro.
Vale lembrar que, atualmente, há seis treinadores portugueses no Brasil, além de Abel Ferreira e Vítor Pereira. Paulo Sousa, no Flamengo, Daniel Neri, no Sergipe-SE, Luis Miguel Gouveia, no Sete de Setembro-PE e Paulo Morgado, que está à frente do São Raimundo-AM.
Outros técnicos lusitanos passaram pelo país em um passado não tão distante. Nomes como Jorge Jesus (Flamengo), Ricardo Sá Pinto (Vasco), Jesualdo Ferreira (Santos) e António Oliveira (Athletico-PR) chegaram a partir de 2019.
Veja também:
Cássio se destaca em vitória do Corinthians e é eleito craque do jogo; veja números
Renato Augusto elogia qualidade do Red Bull Bragantino, mas diz que horário prejudicou gramado
Aos olhos de Vítor Pereira, Corinthians conta com brilho de Mosquito para vencer Red Bull Bragantino