A vez do Atlético-MG? Relembre sete viradas históricas do Corinthians na Copa do Brasil

  • Por Kennedy Cardoso / Redação da Central do Timão

O Corinthians viverá, em algumas horas, mais um capítulo que pode ficar marcado como sinônimo de superação em sua história centenária. Nesta quarta-feira, 31, às 21h30 (horário de Brasília), o Timão encara o Atlético-MG, pelo jogo de volta das oitavas da Copa do Brasil, precisando vencer por três ou mais gols de diferença para se classificar às quartas de final, em função de uma derrota por 2 x 0 no duelo de ida, no Mineirão.

E essa não será a primeira vez que o Corinthians terá de reverter um resultado ruim na competição. Entre outras histórias, o tricampeão da Copa do Brasil já precisou virar uma derrota por 3 x 0 para um clube de apenas três anos de existência. E que torcedor não se lembra das marcantes uvas contra o Goiás, em 2008?

Já em 2022, Yuri Alberto marcou um hat-trick contra o Atlético-GO e colocou o Timão na semifinal da última edição, após uma derrota de 2 x 0 no jogo de ida, em Goiânia. E no mês passado, o clube eliminou o Remo nos pênaltis depois de também perder por 2 x 0 na ida, em Belém.

Para entrar no clima da decisão de logo mais, a Central do Timão relembra algumas viradas histórias e inesquecíveis do Corinthians na Copa do Brasil.

Cianorte (2005)

Tévez dribla goleiro do Cianorte e abre o placar no Pacaembu na Copa do Brasil de 2005. Foto: Reprodução/Globo.

Talvez a principal da lista, a virada contra o Cianorte, em 2005, é inesquecível para quem viveu. Os clubes se enfrentaram pela segunda fase e o Leão iniciou o mata-mata com vitória por 3 x 0 no Paraná, em 10 de março daquele ano, na estreia do técnico argentino Daniel Passarella no Corinthians. E muitos já colocavam o Timão, que viria a ser campeão do Brasileirão, como eliminado da competição.

Mas, em 6 de abril de 2005, no Pacaembu, o Corinthians deu a volta por cima e venceu por 5 x 1, carimbando a vaga nas oitavas de final. O Coringão abriu o placar aos 12 minutos do primeiro tempo, com Tévez, mas sofreu o empate pouco depois. O atacante argentino, porém, marcou mais uma vez e ainda viu Roger Flores, duas vezes, e Gustavo Nery fecharem a goleada alvinegra.

Goiás (2008)

André Santos e Nilton com uvas no vestiário após Corinthians x Goiás, em 2008. Foto: © Daniel Augusto Jr/Ag.Corinthians.

A classificação alvinegra às quartas de final da Copa do Brasil de 2008 ficou conhecida como “história das uvas”. Na época, a recém-lançada terceira camisa do Corinthians, na cor roxa, foi alvo de provocações por parte de um dirigente esmeraldino, que disse que o Goiás “chuparia uva” contra os então comandados de Mano Menezes.

A declaração não caiu bem dentro do elenco alvinegro. Mesmo assim, o Corinthians iniciou o mata-mata com derrota por 3 x 1, no Serra Dourada, em Goiânia, em 16 de abril de 2008. Mas, na volta, no Morumbi, duas semanas depois, o Timão iniciou em ritmo intenso e já vencia por 4 x 0 com apenas 30 minutos de jogo, com gols de Diogo Rincón, duas vezes, André Santos e Herrera, garantindo a classificação histórica.

Botafogo (2008)

Felipe comemora classificação do Corinthians sobre o Botafogo na Copa do Brasil 2008. Foto: © Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians.

Ainda na edição de 2008, o Corinthians viveu outra classificação marcante. O Timão iniciou a semifinal contra o Botafogo, que na época era comandado pelo atual técnico corithiano, Cuca, com derrota por 2 x 1 no Estádio Nilton Santos, em 20 de maio daquele ano.

No jogo de volta, porém, mais de 60 mil corinthianos foram apoiar o time de Mano Menezes no Morumbi. Com a força da Fiel, o Corinthians devolveu o placar de 2 x 1, com gols de Chicão e Acosta, e levou a decisão da vaga na final para os pênaltis, que ficaram equilibrados até a última cobrança, de Zé Carlos, defendida pelo goleiro Felipe. E o Timão ficou com a classificação, que viria a culminar com vice-campeonato para o Sport.

Athletico-PR (2009)

Ronaldo e Cristian comemoram classificação do Corinthians contra o Athletico-PR na Copa do Brasil de 2009. Foto: © Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians.

Nas oitavas de final da edição seguinte, que viria a terminar com o Corinthians campeão da Copa do Brasil pela terceira e última vez, os então comandados de Mano Menezes enfrentaram o Athletico-PR e iniciaram o mata-mata com derrota.

O Timão perdia por 3 x 0 no duelo de ida, na Arena da Baixada, até os 41 minutos do segundo tempo, quando Cristian descontou, antes de Dentinho marcar o gol que deixou o Corinthians vivo nos acréscimos. O time, então, voltou para São Paulo com derrota por apenas um gol de diferença. Já no jogo de volta, no Pacaembu, vitória alvinegra por 2 x 0, com dois gols do ídolo Ronaldo Fenômeno, e classificação garantida às quartas.

Avenida (2019)

Henrique comemora gol do Corinthians contra o Avenida-RS. Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians.

Essa é a única virada da lista que aconteceu em apenas um jogo. Em 20 de fevereiro de 2019, o Corinthians recebeu o modesto Avenida, do Rio Grande do Sul, na Neo Química Arena, precisando de uma vitória simples para avançar à terceira fase da Copa do Brasil. Mas quem foi ao estádio de Itaquera não contava com uma derrota por 2 x 0 com apenas dez minutos do primeiro tempo.

Os então comandados de Fábio Carille, porém, diminuíram o prejuízo ainda no primeiro tempo, aos 45, com Henrique. Já na reta final de jogo, Danilo Avelar empatou. E com mais dois gols, aos 43, de Júnior Urso, e aos 47, de Gustagol, o Corinthians conseguiu virar para 4 x 2 e se manter vivo na competição.

Atlético-GO (2022)

Yuri Alberto comemora gol contra o Atlético-GO. Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians.

O jogo em questão foi válido pelas quartas de final da edição de 2022 e o Corinthians, assim como contra o Atlético-MG, precisava reverter uma derrota de 2 x 0 no jogo de ida, em Goiânia, em um duelo marcado por declarações polêmicas do então técnico Vítor Pereira na coletiva pós-jogo. O português disse, na ocasião, que os jogadores entraram “de barriga cheia” no Antônio Accioly.

Polêmicas à parte, o Corinthians entrou na Neo Química precisando vencer por pelo menos três gols de diferença para avançar à semifinal. E o placar foi aberto apenas aos 42 minutos do primeiro tempo, com uma cabeçada do zagueiro Gil.

No segundo tempo, o centroavante Yuri Alberto, que vivia uma seca de nove jogos sem gols, desencantou em grande estilo, com um hat-trick, e colocou o Timão com 4 x 0 no placar. O Dragão ainda diminuiu com um golaço no fim, mas o time de Vítor Pereira ficou com a vaga.

Remo (2023)

Róger Guedes comemora gol contra o Remo na Copa do Brasil. Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians.

Essa virada heroica ainda está bem fresca na memória do corinthiano. Há pouco mais de um mês, em 26 de abril de 2023, o Corinthians recebeu o Remo na Neo Química Arena também precisando vencer por três ou mais gols de diferença, após perder por 2 x 0 em Belém, no duelo de ida.

Comandado pela segunda e última vez pelo técnico Cuca, que anunciaria sua saída pouco depois do jogo, o Timão iniciou ligado e abriu o placar logo com dois minutos do primeiro tempo, com um belo gol do meia-atacante Adson. O time foi ficando com a bola ao longo da partida, mas encontrava dificuldades para furar o bloqueio defensivo do Leão Azul.

Porém, aos 48 minutos do segundo tempo, Fagner dominou na intermediária direita e achou excelente lançamento para Róger Guedes, que apareceu na área e cabeceou, levando o jogo para os pênaltis. Yuri Alberto, Maycon, Fausto Vera, Matheus Bidu e Róger Guedes converteram, Cássio defendeu a cobrança de Leonan e o Corinthians se classificou às oitavas de final, onde, agora, busca a virada contra o Atlético-MG.

Veja mais:

Já eliminado, Corinthians encara Grêmio para cumprir tabela no Brasileiro Feminino Sub-20

Bruno Méndez acredita em classificação na Copa do Brasil, mas pede calma ao Corinthians: ‘Passo a passo’

Meia do Corinthians deve ser titular do Brasil em decisão de vaga na Copa do Mundo Sub-20

Notícias do Corinthians

Rolar para cima