O Corinthians terá uma missão especial no fim de julho: representar o Brasil na Genuine World Cup, torneio internacional que reúne 40 equipes formadas por atletas com deficiências intelectuais, como Síndrome de Down e autismo. A competição acontecerá entre os dias 29 de julho e 1º de agosto, em Houston, nos Estados Unidos.
O convite partiu da área de responsabilidade social do clube, responsável pelo projeto Chute Inicial Down, que promove o desenvolvimento esportivo e social de crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual. O Corinthians será o único representante brasileiro no campeonato.
A preparação dos atletas teve início em abril e incluiu uma série de 15 encontros e treinos especialmente voltados para o torneio. Toda a logística da viagem — como a emissão de passaportes, vistos e produção de uniformes — está sendo viabilizada por meio de parcerias, o que garante que os atletas e integrantes da delegação não tenham custos com a viagem.
Mais do que uma competição, o evento é visto como uma poderosa ferramenta de inclusão. O gerente do projeto Chute Inicial do Corinthians, Marcelo Claro, destacou o impacto da participação em entrevista ao Lance!.
“Entendemos que este evento está totalmente alinhado à filosofia do Chute Inicial Corinthians que envolve uma atuação que vai além do futebol e procura contribuir na formação de cidadãos e campeões na vida, pois além da competição esportiva, a Genuine World Cup nos informou que debaterá com os participantes temas de inclusão social das pessoas com deficiência, como empregabilidade, condições de estudos, legislação.”, disse.
“Muitos dos atletas de nosso grupo Down estarão viajando ao exterior pela primeira vez e consideramos este evento uma excelente oportunidade para seu desenvolvimento social e cultural.”, completou.
A equipe alvinegra contará com o reforço de Cleiton Monteiro, tricampeão mundial com a Seleção Brasileira de Futsal Down, que integrará a comissão técnica durante a viagem. Em conversa com o Lance!, ele destacou a relevância da participação corinthiana e o nível do torneio.
“Nós estamos indo aos EUA, estou indo como parceiro do Corinthians para agregar na viagem, contribuir para comissão técnica. São grandes equipes, Barcelona, Manchester United, PSG, Manchester City, Porto, Benfica, são grandes equipes reunidas, e o Corinthians estará lá, será um grande sucesso.”, comentou o jogador.
Monteiro também ressaltou o valor da experiência para o desenvolvimento pessoal dos jogadores: “Vamos para ganhar, claro que é importante participar, será um evento diferente também, em um todo diferente de organização, a princípio vamos para interagir, conhecer as outras equipes, a estrutura do campeonato, mas o Corinthians sempre que participa quer ganhar.”
Outro nome importante na delegação é o ala Renatinho, tricampeão mundial com a Seleção e eleito três vezes o melhor jogador do mundo na categoria. Em entrevista ao Lance!, ele celebrou a oportunidade de defender o clube do coração.
“A expectativa é trazer o título para o Brasil. Eu estou muito feliz de representar o Corinthians, a gente vai dar o melhor de si, estamos treinando, se preparando bastante, para chegar nos Estados Unidos e fazer uma boa campanha. Eu vou dar o meu melhor.”, afirmou o ala.
Renatinho também revelou sua principal inspiração no futebol: “Eu gosto de acompanhar o Yuri Alberto, estilo dele de jogar, humilde, brincalhão com a equipe, me inspiro muito nele. Sou torcedor, gosto muito dele.”
Veja mais:
Ex-auxiliar de Tite diz que treinador volta a trabalhar em breve: “Tem buscado resolver o problema”
Romarinho se reúne com jogadores que participaram de reencontro entre Corinthians e Boca Juniors
Fábio Santos comenta sentimento com reencontro entre Corinthians e Boca Juniors
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados