Na última quinta-feira, 3 de julho, o Corinthians publicou no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF a rescisão contratual do meia Arthur Paleari, que fazia parte da categoria Sub-17. De acordo com o levantamento do portal Meu Timão, além das 12 saídas nas categorias Sub-14 e 15 somadas, considerando Sub-17 e 20, 27 dos 87 contratados para a base do clube desde janeiro de 2024, durante a gestão de Augusto Melo, já deixaram o Parque São Jorge.
O número em questão corresponde aos 31,03% do total de atletas registrados – Sub-17 e 20 – em quase uma ano e meio desde quando Augusto Melo, que atualmente está afastado cautelarmente do cargo, assumiu a presidência do Corinthians. Ao todo, foram 12 saídas na categoria mais nova e 15 na mais velha. Desses, os laterais João Tabone e Vitor Manoel foram emprestados pelo Alvinegro – para São José e Flamengo-SP, até o término de seus respectivos vínculos.
Além dos citados, o zagueiro Caio Garcez (2004), os meias Messias (2004) e Bruno Xavier (2007) estavam emprestados por Suzano-SP, Novorizontino e Athletic, respectivamente, e deixaram o Parque São Jorge por diferentes motivos: os dois primeiros não tiveram opção de compra exercida e o último se transferiu para o Flamengo, mesmo peça importante na categoria Sub-17 em 2024, sob comando de Raphael Laruccia.
Com os três citados, o Corinthians não obteve lucro com nenhum deles. O atacante Fraco Delgado, sem espaço, deixou o Alvinegro após conseguir rescisão unilateral na Justiça de São Paulo alegando falta de pagamento de FGTS. Para adquiri-lo do Danubio, do Uruguai, o Corinthians usou um crédito de 115 mil dólares que tinha na Fifa – cerca de R$ 1,25 milhão – como informado pelo Meu Timão na época. Em 13 jogos pelo Timãozinho, foram apenas dois gols marcados.
Ainda segundo o veículo, apenas sete dos 27 que já deixaram o Alvinegro chegaram a disputar jogos oficiais pelo clube, o que representa 25,92%. Dois dos sete ultrapassaram a marca de 20 jogos com a camisa corinthiana e nenhum ultrapassou o número de 30 partidas. Na última temporada, o Sub-20 disputou 52 jogos e a categoria Sub-17, 42.
Por outro lado, dois atletas tiveram seus contratos pelo ex-diretor geral do departamento, Claudinei Alves, mesmo sem entrar em campo pela categoria Sub-20. O lateral-esquerdo Anthony Gabriel e o meia Paulo Vinicius ganharam contratos profissionais sem sequer entrar em campo oficialmente.
Confira abaixo a lista de atletas, contratados para a base durante a gestão Augusto Melo, que já deixaram as categorias Sub-17 e 20:
Sub-17: Leony Cauê, Isac, Felipe Rodrigues, Gabriel Barboza, Guilherme Gehres, Tomaz Bottaro, Vitor Campanelli, Caio Marques, Caio Cremonezi, Marcos Carneiro, Marcus Vinicius e Arthur Paleari.
Sub-20: Estevan, Vitor Fernandes, Caio Felipe, Guilherme Gamberini, Daniel Pereira, Messias, Caio Garcez, Bruno Xavier, Kauê Ricardo, Marcello Junior, Igor Lacerda, Luiz Otávio, Franco Delgado, Vitor Manoel e João Tabone.
Veja Mais:
De volta ao mundo árabe, meia se despede do Corinthians após um ano de sua chegada
Ida de lateral do Corinthians ao futebol norte-americano está próxima de um desfecho
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados