Nesta quinta-feira, 10, o técnico Ramón Díaz completa nove meses no comando do Corinthians. O treinador argentino que ajudou o Timão a ser campeão após seis anos acumula bons números até agora em sua passagem: em 58 jogos, foram 31 vitórias, 16 empates e apenas 11 derrotas, com um aproveitamento de 62,6% dos pontos.
Embora seja criticado por parte da torcida devido ao desempenho do time em alguns jogos relevantes, sobretudo eliminatórios, Ramón ganhou muito créditos por ajustar o time após a chegada de reforços no segundo semestre, arrancando para saltar do 18º para o 7º lugar no Brasileirão de 2024. Tal campanha, aliada ao título paulista de 2025, lhe permitiu ganhar estabilidade, tornando-se o técnico mais longevo do clube em anos.
A última vez que um treinador havia permanecido tanto tempo no cargo foi na temporada 2022, quando Vítor Pereira saiu do Corinthians no final do ano após ter assumido em meados de fevereiro. Embora marcado por um futebol pragmático, o técnico levou o Timão ao quarto lugar no Brasileirão, o melhor desde 2017. Ao todo, o treinador português permaneceu no clube por 64 jogos.
Antes disso, o Time do Povo ainda teve Sylvinho no cargo entre maio de 2021 e fevereiro de 2022. Embora tenha alternado bons e maus resultados, o treinador teve seu contrato estendido entre o final das temporadas citadas, mas acabou demitido alguns jogos depois, sob muita pressão da torcida. No período, o atual treinador da seleção da Albânia dirigiu o Corinthians em 43 oportunidades.
Vale recordar ainda que, mesmo após nove meses, Ramón Díaz mantém um dos melhores aproveitamentos de técnicos do Corinthians no século XXI. Os seus 62,6% são inferiores apenas aos rendimentos de Márcio Bittencourt (71,4% em 2005), Tite em sua terceira passagem (68,8% entre 2015 e 2016) e Mano Menezes em sua primeira passagem (64,9% entre 2008 e 2010).
Veja mais:
Meia do Corinthians retorna ao Brasil após tratamento na Espanha e manda recado à torcida
Corinthians realiza treino tático visando Derby pelo Campeonato Brasileiro
CBF negocia com Corinthians liberação do CT para treinos da Seleção Brasileira
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados