Maiores campeãs do Paulistão Feminino com quatro títulos (2019, 2020, 2021 e 2023), as Brabas entraram para a disputa do estadual como as grandes favoritas, assim como em outros torneios, afinal são o maior projeto de futebol feminino da América Latina. Em um campeonato composto por 11 equipes, as quatro primeiras equipes vão às semifinais do e do quinto ao oitavo disputam a Copa Paulista.
Na edição de 2024, o Corinthians, comandado por Lucas Piccinato, encerrou a fase de classificação na segunda posição com 25 pontos em 10 rodadas, sendo oito triunfos, um empate e uma derrota, além de 32 gols marcados e oito sofridos. A pontuação foi a mesa do líder Palmeiras, que ficou a frente por dois gols de saldo. Nas semifinais, o Alvinegro encarou o São Paulo, que ficou na terceira posição com 23 pontos. O outro duelo foi entre Palmeiras e Ferroviária.
Semifinais
Depois de superar o São Paulo na final do Brasileirão, as equipes se reencontraram em Majestoso pelas semifinais do Campeonato Paulista. No duelo de ida, realizado no Estádio do Canindé, o clube do Parque São Jorge, venceu por 1 x 0 com gol de Duda Sampaio na segunda etapa. A partida, ao longo dos 90 minutos, não foi de encher os olhos, principalmente sob a perspectiva das Brabas.
Já no duelo de volta, com uma vantagem no placar agregado, as Brabas entraram em campo visando a manutenção do placar e empataram 1 x 1, com gol de Millene após sair perdendo. Assim como no primeiro jogo, as comandadas de Lucas Piccinato não fizeram um bom jogo, mas por outro lado foi o suficiente para avançar à decisão contra o maior rival.
Final
Duas das melhores equipes do Brasil no futebol feminino nos últimos anos e com final de Libertadores em 2023, Corinthians e Palmeiras se enfrentarão em mais uma decisão. A primeira partida, realizada na Neo Química Arena – já que o arquirrival teve campanha superior ao longo do torneio, terminou com o placar de 1 x 0, com gol marcado pela meia Gabi Zanotti ainda na primeira etapa. No geral, a partida foi marcada por muito equilíbrio e chances claras para os dois lados.
Apesar de terem a vantagem para o jogo de volta, no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, as Brabas tiveram uma atuação irreconhecível e foram dominadas pelo Palmeiras principalmente na primeira etapa, que terminou com o placar de 2 x 0 para o rival.
Nos últimos 45 minutos, o Alvinegro equilibrou o confronto e conseguiu descontar o placar com gol da volante Vitoria Yaya, que entrou no intervalo, logo no início da segunda etapa. O resultado persistiu o mesmo até o final, resultando em um placar agregado de 2 x 2 e, consequentemente, levando a disputa para as penalidades. Nas cobranças, as Brabas erraram as três batidas, enquanto o Alviverde acertou duas de três, ficando com o título estadual.
Veja Mais:
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados