Na tarde do último domingo, 20, o Corinthians recebeu o Flamengo na Neo Química Arena, em jogo válido pela volta da semifinal da Copa do Brasil. Mesmo com um a mais desde a primeira etapa, a equipe apenas empatou em 0 x 0, resultado que culminou na eliminação do torneio. Com isso, o risco do Timão ficar de fora da edição de 2025 da competição aumentou.
O título da Copa do Brasil garantiria a vaga do clube na próxima edição da competição e também na Copa Libertadores de 2025. Agora, para conseguir disputar o torneio no próximo ano, o Corinthians tem dois caminhos: ficar entre os seis primeiros colocados do Brasileirão ou vencer a Copa Sul-Americana.
Entretanto, a primeira opção é muito improvável. Atualmente na 17ª colocação, com 32 pontos, o Corinthians está a 17 pontos de diferença do Internacional, 6° colocado do Campeonato Brasileiro. O Timão ainda tem oito rodadas a disputar, totalizando 24 pontos possíveis.
Por outro lado, a Copa Sul-Americana se apresenta como um caminho viável para o clube. O Alvinegro Paulista está na semifinal da competição, onde enfrentará o Racing, da Argentina. Caso se classifique diante da equipe, disputará uma final em jogo único contra o vencedor do confronto entre Cruzeiro e Lanus, da Argentina.
O jogo de ida da semifinal, inclusive, acontece na próxima quinta-feira, 24, na Neo Química Arena, às 21h30 (de Brasília). O Corinthians chega ao confronto após passar de um grupo com Argentinos Juniors, da Argentina, Racing, do Uruguai e Nacional, do Paraguai. Nas oitavas e quartas de final, o Timão eliminou Red Bull Bragantino e Fortaleza, respectivamente.
Relembre por que o Corinthians pode ficar de fora da Copa do Brasil de 2025
Em 2023, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) promoveu alterações nos critérios para classificação para a Copa do Brasil. Em vez de usar o ranking da federação como critério, da forma que era até então, as vagas passaram a ser distribuídas de acordo com o desempenho nos torneios estaduais.
A Federação Paulista tem direito a seis vagas para seus filiados na Copa do Brasil, com cinco delas sendo preenchidas de acordo com a classificação no Campeonato Paulista. Os quatro semifinalistas garantem uma vaga no torneio, enquanto o time de melhor campanha que for eliminado nas quartas de final fica com a quinta vaga. Entretanto, o Corinthians foi eliminado ainda na fase de grupos do estadual em 2024.
A última vaga da Federação Paulista vai para o clube campeão da Copa Paulista, que em 2023 foi o Monte Azul.
A outra maneira de participar da competição é garantindo vaga na Copa Libertadores, seja pelo Campeonato Brasileiro ou pelo título da Copa Sul-Americana. Justamente pela segunda opção, o Corinthians segue com chances de participar do torneio nacional em 2025.
O Alvinegro Paulista tem três títulos da Copa do Brasil, conquistados em 1995, 2002 e 2009. Em 2022, o Timão acabou sendo vice-campeão e em 2023 parou na semifinal da competição, assim como nesta temporada.
Veja mais:
Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910. Aposte com responsabilidade | Site +18.
Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.
Corinthians lamenta morte de Paul Di’Anno, ex-vocalista do Iron Maiden e torcedor declarado do clube
Ao final da 30ª rodada, Corinthians vê chances de rebaixamento diminuírem
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados