Na manhã deste domingo, 8, por meio de suas redes sociais, o ídolo do Corinthians Paulinho anunciou sua aposentadoria dos gramados, após uma longa e vitoriosa carreira no futebol. No vídeo, o agora ex-atleta aparece visivelmente emocionado ao fazer as declarações que marcam sua despedida.
O conteúdo gravado traz uma forte carga de nostalgia sobre a carreira do ex-camisa 8 corintiano, com simbologias que remetem ao número que ele vestiu por praticamente toda a sua trajetória. São relembrados momentos históricos vividos pelo volante com o manto alvinegro, como o emblemático gol de cabeça contra o Vasco, após cobrança de escanteio, no jogo de volta das quartas de final da Libertadores em 2012.
Paulinho destacou o caminho que percorreu ao longo de sua carreira no futebol: “É difícil. Meu nome é José Paulo Bezerra Maciel Júnior. 36 anos, e agora ex-jogador. Eu sou um cara bem abençoado, privilegiado. Eu voei na minha carreira durante 30 anos que tive dentro do futebol. Na minha casa, como falam, o gramado para mim era minha casa.”
“Aqui fica a minha gratidão. Eu conquistei tudo que eu conquistei porque fui persistente. Comecei com cinco anos de idade. Eu persisti porque sabia que não tinha dois caminhos. O caminho era único, e era o futebol”, disse o ídolo do Timão.
O meio-campista prosseguiu relembrando os êxitos de sua carreira e ressaltando seu papel como exemplo de conduta pessoal.
“O privilégio de poder ter sido um multicampeão ganhando campeonatos importantes como Libertadores, Mundial, atleta que jogou duas Copas do Mundo, jogou no Barcelona, foi campeão nas Copa das Confederações com a seleção brasileira. Mas acima de tudo isso, Paulinho foi um grande jovem, ele foi um grande exemplo, ele deixou um grande legado no mundo do futebol. Esse foi o Paulinho”, salientou.
Ele destacou sua última partida no futebol, que ocorreu justamente pelo clube do Parque São Jorge, equipe que o consagrou. O jogo em questão foi contra o Racing-URU, no qual o Timão venceu por 3 x 0: “No meu último jogo com a camisa do Corinthians, eu senti que seria minha última partida. Quarenta e cinco mil Corinthians. Não teria coisa melhor pra saída do futebol.”
Por fim, Paulinho mencionou que não pretende se afastar do futebol, pois está se aperfeiçoando para seguir carreira como gestor no esporte e almeja alcançar novas conquistas nessa função.
“Os meus objetivos como gestor são representar o meu país mais uma vez, disputar mais uma Copa do Mundo e mais uma vez jogar uma Champions League, porém, agora como gestor. Tenho que estudar, trabalhar muito, entender muito, pra que eu consiga alcançar todos os objetivos que eu deixei aqui agora pra vocês”, completou.
Paulinho foi contratado pelo Corinthians após se destacar no Campeonato Paulista de 2010 com a camisa do Bragantino. No Timão, chamou a atenção desde os primeiros jogos por sua ofensividade e por marcar gols em momentos cruciais.
Ao todo, Paulinho disputou 218 partidas e marcou 40 gols com a camisa do Corinthians. Durante esse período, conquistou quatro títulos e se consolidou como um dos grandes a vestir a camisa 8 do Timão. As conquistas foram: Campeonato Brasileiro (2011), Conmebol Libertadores (2012), Mundial de Clubes (2012) e Campeonato Paulista (2013).
Veja mais:
Presidente do Corinthians confirma acerto com Memphis Depay: “Faltam detalhes”
Corinthians inicia preparação voltada para duelo contra o Juventude
Corinthians e Flamengo são denunciados pelo STJD após confusão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados