No segundo tempo, os ataques se movimentaram mais, com o Corinthians sendo superior nos primeiros 15 minutos, mas sem conseguir finalizar no gol. Em erros defensivos, sofreu dois gols do Juventude, e só conseguiu diminuir nos acréscimos, em cabeçada de Gustavo Henrique após cobrança de escanteio de Garro.
E como fica?
Com a derrota, o Corinthians precisa vencer por dois gols de diferença no jogo de volta, na Neo Química Arena, para se classificar diretamente às semifinais da Copa do Brasil. Vitória por um gol de diferença leva a disputa aos pênaltis, e caso não consiga vencer, estará eliminado da competição.
Próximo compromisso
Agora, o Corinthians volta as atenções para o Campeonato Brasileiro, onde enfrentará o Flamengo pela 25ª rodada. O jogo ocorre no prórimo, 1º de setembro, na Neo Química Arena às 16h.
Escalação do Corinthians
Para a partida, o Alvinegro teve quatro desfalques: Palacios, Maycon, Ruan Oliveira, que se recuperam de cirurgias no joelho, e Alex Santana, com uma lesão muscular grau três. Por sua vez, o zagueiro Caetano, que ainda não atuou com Ramón Díaz e deve deixar o clube, e os meias Guilherme Biro e Matheus Araújo não foram relacionados por opção técnica.
Assim, o Corinthians foi a campo com: Hugo Souza; Matheuzinho, Gustavo Henrique, Félix Torres e Hugo; Raniele, José Martínez e Igor Coronado; Romero, Yuri Alberto e Pedro Henrique. Já no banco, estiveram à disposição: Matheus Donelli, André Ramalho, Charles, Rodrigo Garro, Giovane, Matheus Bidu, Héctor Hernández, Fagner, Cacá, Breno Bidon, Ryan e Talles Magno.
Escalação do Juventude
O Juventude chegou às quartas de final após superar o Fluminense por 5 x 4 no placar agregado. O técnico Jair Ventura tinha dúvidas no meio-campo e no ataque, mas escalou o que tinha de melhor para tentar vencer em casa e abrir vantagem no confronto.
Sendo assim, a equipe foi a campo com: Gabriel; João Lucas, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Dudu Vieira, Luís Oyama e Nenê; Lucas Barbosa, Erick Farias e Ronie Carrillo.
Arbitragem
A arbitragem ficou a cargo de Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG), sendo auxiliado por Guilherme Dias Camilo (MG) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR). O quarto árbitro foi Lucas Paulo Torezin (PR) e o VAR ficou por conta de Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG).
Primeiro tempo
O Corinthians começou o primeiro tempo postado no campo de defesa, deixando o Juventude ficar com a bola e esperando oportunidades para contra-atacar. A primeira tentativa alvinegra ocorreu aos quatro minutos, mas Yuri Alberto não conseguiu finalizar após receber passe de Pedro Henrique.
A equipe da casa encontrava dificuldades para atacar, e só finalizou pela primeira vez aos seis, mas o chute de Dudu Vieira saiu muito torto, à esquerda do gol de Hugo Souza. Quatro minutos depois, em nova chegada, foi Nenê quem tentou finalização, e dessa vez o goleiro corinthiano defendeu, com tranquilidade.
No ataque seguinte, o Corinthians teve boa chance, quando Coronado limpou bem a jogada e lançou Pedro Henrique. Porém, mesmo tendo dois jogadores à disposição para tocar, o atacante tentou a finalização, que explodiu na marcação do time gaúcho.
Aos 17, Hugo recebe a bola e sofreu a falta próximo à linha de fundo. Na cobrança, Igor Coronado cobrou com chute fechado, que cruzou toda a área e saiu do outro lado, acompanhada de longe pelo goleiro.
Após vários minutos sem chances criadas, com muita disputa no meio e faltas marcadas para ambos os lados, Pedro Henrique foi lançado pela direita aos 26, cruzando para Yuri Alberto, que desviou de cabeça para o vazio. No rebote, o cruzamento de Hugo, a defesa do Juventude afastou.
O Juventude ensaiou contra-ataque, no qual ganhou escanteio. Nenê cobrou, nas mãos de Hugo Souza, mas a defesa deu rebote e Luis Oyama tentou novo cruzamento, afastado pela defesa alvinegra. A bola continuou com o time da casa e, após bate-rebate, Lucas Barbosa finalizou na pequena área e o goleiro corinthiano fez bela defesa.
Aos 31 minutos, o goleiro corinthiano novamente apareceu, impedindo o gol do Juventude com defesa milagrosa após Carrillo receber sozinho na área e finalizar com força, mas sem deslocar o arqueiro.
Depois de paralisação para atendimento médico na área do Juventude, e algum tempo sem chances criadas de nenhum lado, o jogo foi interrompido aos 42 minutos, por conta de um apagão em metade dos refletores do Estádio Alfredo Jaconi. Apenas 22 minutos depois, a partida foi reiniciada.
Logo no primeiro ataque corinthiano, a bola sobrou para Yuri Alberto, que tentou finalizar, mas Zé Marcos desviou e a bola ficou com o goleiro do time da casa.
Na sequência, aos 65 minutos, Alan Ruschel cruzou da esquerda e encontrou Nenê na pequena área, que finalizou com um voleio – mas a bola saiu à direita do gol de Hugo Souza.
Sem mais nenhuma chance criada, o árbitro encerrou o primeiro tempo aos 71 minutos.
Segundo tempo
Para a segunda etapa, o técnico Ramón Días promoveu três alterações no Corinthians: entraram Matheus Bidu, André Ramalho e Héctor Hernández nos lugares de Hugo, Romero e Pedro Henrique.
O Timão tentou se manter no campo ofensivo nos primeiros minutos, arriscando um ataque em cobrança de falta de Igor Coronado – mas a defesa do Juventude conseguiu afastar sem dificuldades. O Juventude respondeu com dois escanteios seguidos, mas também não conseguiu finalizar.
Nos minutos seguintes o Corinthians esboçou melhora, chegando mais vezes ao ataque. Primeiro, aos cinco minutos, Matheuzinho tentou encontrar Hernández na área, mas a bola foi muito alta. Em seguida, foi Bidu quem tentou acionar o espanhol, também sem sucesso.
Já aos oito, uma boa chance foi criada. Yuri Alberto recebeu passe, avançou, lutando pelo controle da jogada, e finalizou forte, com chute cruzado da esquerda, para defesa segura do goleiro do Juventude. Três minutos mais tarde, foi a vez de a defesa impedir Hernández de receber passe de Yuri Alberto na área.
Após alguns minutos sem os goleiros serem ameaçados, o Corinthians voltou a chegar bem aos 18, quando Matheus Bidu cruzou na área com precisão e Yuri Alberto finalizou de cabeça, mas o goleiro do Juventude conseguiu a defesa.
Aos 21 minutos, o Juventude marcou o primeiro gol da partida, em finalização de Carrillo após chute desviado de Luis Oyama. Na sequência, entraram no Corinthians Fagner e Garro, nos lugares de Matheuzinho e Igor Coronado.
O Alvinegro tentou reagir em jogada de Yuri Alberto e Hernández, que passou para Matheus Bidu finalizar forte, mas sem sucesso. Na jogada seguinte, após desvio da defesa do Juventude, André Ramalho arriscou de longe, e a bola saiu por cima do gol.
O time da casa criou boa chance de ampliar aos 33 minutos, mas a finalização foi tirada por Matheus Bidu quase em cima da linha do gol. Mas em seguida, aos 41, a equipe acabou marcando o segundo gol, após cobrança de falta que sobrou para Danilo Boza.
Primeiro gol do Corinthians: aos 48, Hernández arrancou escanteio pelo lado direito do ataque alvinegro. Na cobrança, Garro encontrou Gustavo Henrique que finalizou com perfeição, diminuindo a desvantagem no placar.
Sem mais chances de gol criadas, o árbitro encerrou o segundo tempo aos 52 minutos.
Com reforços, Corinthians desembarca em Caxias do Sul para duelo pelas quartas da Copa do Brasil
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados