Na noite da última terça-feira, 4, o diretor das categorias de base do Corinthians, Claudinei Alves, esteve no programa PodPé, do ídolo corinthiano Marcelinho Carioca. Na entrevista, o dirigente abriu o jogo pela primeira vez sobre a grande quantidade de contratações feitas nas categorias de base desde o fim da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2024.
“Foram 35 contratações que estão no BID. Cinco contratados estão efetivamente no Sub-20. 14 estão no Sub-18, transição para o Sub-20. Para quem não sabe, não tinha essa categoria, os jogadores que subiram para o profissional, o Bidon, por exemplo, demorou três meses para se firmar. A deficiência não era técnica, e sim física. Eles perdem um ano nessa transição”, iniciou Claudinei Alves, justificando as contratações e a parte física dos atletas da base.
“Hoje, no Sub-18 tem toda comissão técnica, com treinador, preparador, fisiologista. Quanto à quantidade, são 14 na transição. São muitos? Não. Perdemos acho que oito para o profissional, dois que se desligaram e oito separados por opção técnica, que não é da minha gestão. De 18 (saídas), contratei 19. Contratar, tenho que frisar, não pagamos, apenas salários. Não gastamos um real dos cofres do Corinthians com contratações”, finalizou o dirigente.
Até aqui, o Corinthians tem mais que o dobro de chegadas em relação a saídas na base após o título da Copinha. São 34 contratações, sendo 18 para o Sub-20 e 16 para o Sub-17. A última chegada, inclusive, gerou burburinho entre a torcida, pois o clube alvinegro anunciou Kaue de Deus, que chegou ao Sub-20, assinando um contrato até 1 de maio de 2026. O jogador, nascido em 2004, terá apenas o ano que vem como o último nas categorias de base e Claudinei Alves explicou a situação para fechar o acordo com o atleta.
“Foi uma exigência do procurador do atleta, e achamos por bem fazer. Prefiro errar por excesso do que omissão. Se chegar em janeiro e ele não for bem na Copinha e no profissional, temos a prerrogativa de emprestar com parceria, como fazemos com clube de fora”, disse.
“Às vezes são contratos de um ano, sete meses, até o fim da Copinha. Se estou apostando, tem que ser até lá. Se ele tiver um bom desenvolvimento, colocamos mais um ano. Isso são apostar e a base é feita disso. Não vamos acertar em todos, senão não precisaríamos dessa quantidade”, afirmou.
Com a eleição de Augusto Melo para a presidência do Corinthians nos próximos três anos, uma das mudanças nas categorias de base foram as criações de categorias intermediárias, como o Sub-16 e o Sub-18. Entretanto, as categorias estão com o calendário vazio para a temporada, servindo como “Times B” para o Sub-20 e o Sub-18. Confira abaixo todas as contratações para o Sub-20 do Corinthians:
Para a equipe Sub-20, o Corinthians já contratou: Bryan Biano (2005) e Enzo Marçuli (2006), zagueiros que vieram do Guarulhos; João Tabone (2005), lateral-esquerdo que estava na Ponte Preta; Caio Garcez (2004), também lateral-esquerdo, mas que estava no União Suzano; Messias (2004), que volante que disputou a última Copinha pelo Novorizontino; Kaio Vasconcelos (2005), atacante que estava no Resende-RJ; Fernando Junior (2005), também atacante que estava sem clube; Guilherme Pires (2006), meio-campista que era do Botafogo;, Franco Delgado (2005), atacante uruguaio que pertencia ao Danúbio-URU; Guilherme Martins (2005), lateral-direito e estava sem clube; Luiz Eduardo (2007), meio-campista que atuava pelo Água Santa; Estavan (2005), atacante que jogava no Sousa-PB; Luiz Otávio (2005), meio-campista que era do Guarulhos; Anthony Gabriel (2005), também meio campista, mas que pertencia à Ponte Preta, e Kauê de Deus (2004), mais um meio-campista e que veio da Portuguesa.
De todos os atletas citados para o Sub-20, apenas cinco fizeram suas estreias na temporada. Além disso, foram 18 reforços para o Sub-17 até o momento, sendo a mais recente a contratação do zagueiro Vitor Campanella, que pertencia ao time de sócios do clube. Somando todas as contratações das duas categorias, o número de contratações para a base do clube do Parque São Jorge chegam a 34. Confira abaixo todas as contratações para o Sub-17:
Para o Sub-17, chegaram: Richard Henry (2007), atacante; Lucas Fernandes (2007), zagueiro; Felipe Gabriel (2007); Marcello Júnior (2007); Matheus Henrique (2008), atacante; Felipe Rodrigues (2008), meio-campista; Joaquim Barbosa (2008) e Bruno Xavier (2007), volantes; Kevin Moura (2008); Julio César Neto (2008), zagueiro; Thomaz Bottaro (2007) e Caio Lisboa (2008), meio-campistas; Rodrigo Richard (2007), zagueiro; Leony Cauê (2007), meio-campista; Isac Miranda (2007), meio-campista; Ruan Victor (2007), zagueiro; Cauã de Andrade (2007), volante, e Vitor Campanelli (2007), zagueiro.
Veja mais:
Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910.
Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.
Corinthians atrasa parcela pela compra de Félix Torres e tenta renegociar com clube mexicano
Brasil goleia Jamaica com dois gols de centroavante do Corinthians Feminino
Corinthians Feminino x Santos: onde assistir, escalações, desfalques e arbitragem
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados