O recém-empossado presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians, Romeu Tuma Jr., requereu à Comissão de Ética e Disciplina a análise de alguns processos envolvendo o conselheiro vitalício Manoel Ramos Evangelista, conhecido como Mané da Carne. A informação foi divulgada pelo jornalista da Band, Pedro Ramiro, e confirmada pela Central do Timão.
Entre esses processos, estão incluídas a acusação de ameaça contra Susy Miranda, atual diretora social do clube, e a denúncia de injúria racial contra o ex-conselheiro Luiz Ricardo Alves, também conhecido como Seedorf.
Susy Miranda chegou a registrar uma queixa-crime contra Mané da Carne na época. Segundo ela, o conselheiro vitalício teria dito que “mulher tem que tomar porrada para aprender a ficar de boca fechada!”, além de tê-la chamado de “lixo”. Ela alega que precisou acionar a segurança do clube, pois teria sido ameaçada diretamente por ele.
“Ameaçando, não. Eu vou te dar um murro nessa sua boca de bo…”, relatou a diretora no documento entregue ao clube em junho de 2022.
A acusação de injúria racial ocorreu em abril do ano passado, durante uma reunião do Conselho Deliberativo para aprovação das contas do Corinthians. Após uma discussão durante a votação, Mané da Carne teria proferido uma ofensa de cunho racista contra Seedorf, que também registrou um boletim de ocorrência e protocolou uma representação no clube.
“Um dos conselheiros estava falando no microfone, nesse momento algumas pessoas começaram a falar e o Mané também, então eu falei pra ele: ‘Deixa ele falar, deixa ele terminar de falar, é uma democracia, todo mundo tem direito de falar’. Nessa hora, o Mané da Carne me disse: ‘Cala a boca, negui***, vai tomar no seu c*!’”, afirmou Seedorf.
As representações contra o conselheiro vitalício estavam paradas na Comissão de Ética e Disciplina do Conselho, que na gestão anterior era presidida por André Negão, candidato a presidente derrotado na última eleição do clube e membro do mesmo grupo político de Mané da Carne.
Além das ações de Susy Miranda e Seedorf, Mané da Carne já havia sido denunciado anteriormente pela conselheira Analu Tomé, em 2021, quando proferiu uma frase machista contra ela em um grupo de WhatsApp dos conselheiros do Timão. Na ocasião, ele sugeriu que a colega arrumasse “um tanque de roupa para se divertir”, mas a denúncia foi arquivada pela Comissão de Ética, que transferiu à Polícia Federal a atribuição “de investigar crimes praticados na internet que tenham conteúdo misógino“.
Recentemente, Romeu Tuma Jr. já havia manifestado a intenção de revisar o funcionamento da Comissão de Ética e Disciplina do Conselho. Em sua visão, não é atribuição do órgão arquivar denúncias, mas sim emitir pareceres conclusivos, os quais devem ser submetidos ao plenário do CD, responsável pela decisão final.
Por isso, espera-se que os processos sejam agora analisados pelos novos membros da Comissão de Ética e encaminhados ao Conselho Deliberativo do clube. Se considerado culpado das acusações, Mané da Carne pode até ser excluído do quadro associativo do Corinthians. Ele refuta todas as alegações.
Veja mais:
Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910.
Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.
Corinthians e clube japonês alinham últimos detalhes por empréstimo de Cacá
Garro lidera jogadores da Série A em quesito de criação desde estreia pelo Corinthians
Diretoria do Corinthians se reúne com representantes do Bayer Leverkusen no CT Dr. Joaquim Grava
Os comentários estão fechados.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados
Até que enfim parece alguém com boas intenções no Corinthians que a justiça seja feita e que esses lixos que adentraram no Corinthians nunca mais voltem pois são todos egoístas e jamais pensaram no bem estar do clube e sim só em si mesmo pessoas como está e outras que estavam em cargos importantes jamais tiveram capacidade e integridade para exercelos PARABENS ROMEU TUMA .