A equipe sub-20 do Corinthains está perto de marcar mais um ano na história do clube. Na tarde esta quinta-feira, 25 de janeiro, o Timãozinho entra em campo contra o Cruzeiro para disputar a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, na Neo Química Arena, às 15h30 (de Brasília).
É a 19ª vez que o Time do Povo chega na grande decisão do maior torneio de categorias de base do território brasileiro. Nas outras 18 finais disputadas, foram dez títulos conquistados, um aproveitamento de 55% e o mérito de maior campeão da história da competição.
Relembre abaixo todas as finais disputadas pelo Corinthians:
1969: na primeira edição da Copa São Paulo, o Corinthians enfrentou a equipe do Nacional-SP na grande final, disputada no C.E. Vicente Ítalo Feola, que terminou 1 x 0 para o Timãozinho.
1970: o segundo título já aconteceu no ano seguinte. No mesmo campo que ocorreu a final da primeira edição, desta vez o Corinthians goleou o Palmeiras na grande final por 4 x 2 e se sagrou bicampeão.
1973: depois de dois anos sem chegar na final, o Timãozinho encontrou o Fluminense, mas acabou sendo derrotado por 2 x 0 em jogo que foi para a prorrogação. Nesta edição, a decisão ocorreu no Estádio Alfredo Schürig, a Fazendinha.
1976: o Corinthians ficou novamente por duas edições em disputar uma final. Novamente na Fazendinha, o Timãozinho foi derrota dentro de sua casa para o Atlético-MG, por 1 x 0, desta vez sem prorrogação.
1978: pela primeira vez no Pacaembu, o time de juniores do Corinthians enfrentou o Internacional e empatou por 0 x 0 no tempo normal. Nas penalidades, o time gaúcho acabou levando a melhor e ficando com a taça.
1984: agora no Canindé, o Timãozinho enfrentou o Santos na grande final e, pela quarta vez seguida, ficou com o vice-campeonato. O jogo terminou 2 x 1 para o time do litoral paulista.
1993: o Time do Povo foi voltar a figurar em um final apenas nove anos depois, contr outro rival, o São Paulo. Em jogo de muitos gols, contudo, o Corinthins foi derrotado novamente, por 4 x 3.
1995: o terceiro título foi conquistado após muitas finais perdidas. Neste ano, o Corinthians enfrentou a tradicional Ponte Preta na grande final e saiu vencedor por 3 x 2 do Canindé.
1997: uma nova final foi disputada dois anos depois do terceiro título, mas a taça escorreu pelas mãos nas penalidades. O jogo foi disputado contra o Paulista, em jogo que terminou 1 x 1 no tempo normal e 4 x 3 nos pênaltis.
1999: em ano mágico também para o profissional, o Corinthians conseguiu se tornar campeão invicto da Copinha naquela temporada. A grande decisão aconteceu contra o Vasco da Gama e terminou 1 x 0 para o Timão.
2004: em revanche da final de 1993, o Corinthians enfrentou o São Paulo nos gramados do Estádio do Pacaembu e conquistou seu quinto título de Copinha ao vencer o time do Morumbi por 2 x 0.
2005: assim como na primeira edição, o Timãozinho enfrentou o Nacional, mas desta vez no Pacaembu. O título aconteceu da mesma forma que em 1969, mas com um placar mais vantajoso, por 3 x 1.
2009: o sétimo título ocorreu diante do Athletico-PR, com um time que não tinha grandes nomes projetados para o profissional. A partida aconteceu novamente no Pacaembu e terminou 2 x 1 para o Corinthians.
2012: o ano mais marcante da hisória para a Fiel foi iniciado com um título da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Contra o Fluminense, o Corinthians sacudiu o Pacaembu ao vencer a grande final por 2 x 1.
2014: neste ano, o Corinthians iniciava uma sequência de mais finais disputada por um clube na história da Copinha. Contudo, o Timãozinho não conseguiu ficar com o título ao perder por 2 x 1 para o Santos.
2015: na segunda final consecutiva, o Timãozinho venceu a surpresa Botafogo-SP por 1 x 0 e faturou seu novo título na história do torneio. Maycon, hoje titular no profissional, foi o autor do gol.
2016: em busca da décima taça, o Corinthians foi interrompido pelo Flamengo na grande final daquele ano. Novamente no Pacaembu, a decisão foi feita nas penalidades após um 2 x 2 emocionamente no tempo normal.
2017: a última final e último título conquistado pelo Timãozinho na Copinha. O Corinthians encontrou dificuldades, mas conseguiu superar o Batatais-SP por 2 x 1 no Pacaembu, chegando ao décimo título.
2024: agora, depois de sete anos, o time comandado por Danilo chega à 19ª final de Copinha na história do Corinthians. Pela primeira vez, a decisão acontece no estádio de Itaquera, por conta de reformas no Pacaembu.
Veja mais:
Com Caetano sem lesão, Corinthians faz primeiro treino de olho no São Bernardo
PSG anuncia contratação de Moscardo e confirma empréstimo ao Corinthians até o meio do ano
PSG anuncia contratação de Moscardo e confirma empréstimo ao Corinthians até o meio do ano
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados