O ano chegou ao fim, mas a Central do Timão segue com a série de materiais especiais de retrospectiva 2023, relembrando a participação do Corinthians em várias competições de diversas categorias e modalidades diferentes ao longo da última temporada. Desta vez, vamos recordar a campanha do clube no Brasileirão Sub-17, que acabou com eliminação na semifinal para o Palmeiras.
Primeira fase
O campeonato nacional contou com 20 participantes, divididos em dois grupos, cada um com dez clubes. O Corinthians caiu no Grupo A, ao lado de Flamengo, Fluminense, Internacional, Atlético-MG, Botafogo, Red Bull Bragantino, Ceará, América-MG e Cuiabá.
A estreia alvinegra aconteceu no dia 5 de julho, contra o Botafogo, no Rio de Janeiro. Os então comandados de Guilherme Dalla Déa iniciaram o Brasileirão Sub-17 com o pé direito e, mesmo como visitantes, venceram na primeira rodada do campeonato, por 1 x 0, com gol de Luiz Fernando.
Ao longo da primeira fase, o Corinthians ainda derrotou Internacional, Atlético-MG, Cuiabá, Ceará e América-MG. Destaque para as vitórias sobre Galo e Dourado, que terminaram com goleada por 7 x 1 e 6 x 0, respectivamente. Por outro lado, o Timãozinho perdeu para Flamengo, Fluminense e Red Bull Bragantino. Não houve empates.
Portanto, o Corinthians terminou a primeira fase do Brasileirão Sub-17 com 18 pontos, seis vitórias, três derrotas e nenhum empate. A campanha fez o time encerrar na liderança do Grupo A, um ponto acima do Flamengo, vice-líder. Fluminense e Internacional garantiram as outras duas vagas da chave.
Quartas de final
A liderança do Grupo A permitiu ao Corinthians enfrentar, nas quartas de final, o pior dos quatro classificados do Grupo B, ou seja, o Santos, que fez 15 pontos na primeira fase. Pela melhor campanha, o Timãozinho teve o direito de decidir a primeira eliminatória como mandante.
Portanto, o primeiro jogo das quartas de final aconteceu na Vila Belmiro, com mando santista. O Corinthians até abriu o placar com André Dias, aos sete minutos do primeiro tempo, mas sofreu a virada e deixou o campo com derrota por 2 x 1. O resultado fez o time de Guilherme Dalla Déa precisar vencer na volta para se classificar.
O Corinthians, então, entrou no segundo jogo bastante ligado e não deu chances ao Santos. Aos 15 minutos do primeiro tempo, os comandados de Guilherme Dalla Déa abriram o placar com um gol do centroavante Beto e souberam administrar a vitória parcial até o intervalo. Na etapa final, Beto marcou mais dois, Kauã fez outro, e o Timãozinho garantiu a goleada por 4 x 0.
O placar agregado de 5 x 2 deu a classificação à semifinal ao Corinthians.
Semifinal
Assim como no Brasileirão Sub-20, o adversário do Corinthians na semifinal do campeonato nacional sub-17 foi o Palmeiras. A categoria mais nova, porém, começou decidindo a eliminatória em casa, já que os palmeirenses somaram campanha geral superior.
Portanto, na Fazendinha, o Corinthians entrou em campo sabendo que precisava de um bom resultado para não iniciar as quartas de final com problemas. Mas o Palmeiras também queria ganhar e abriu 3 x 0 no placar. O Timãozinho, no entanto, diminuiu com Luiz Gustavo, o Bahia, e com Juninho, levando uma desvantagem de apenas um gol para ao jogo de volta.
A reação na Fazendinha deu esperanças para o Corinthians reverter o resultado adverso no segundo jogo, disputado com mando alviverde na Arena Barueri. Entretanto, o Palmeiras venceu mais uma vez, agora por 2 x 1, e garantiu presença na final do Brasileirão Sub-17. O gol alvinegro foi marcado por Gui Negão.
Veja mais:
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados