- Por Vinícios Cotrim | Redação da Central do Timão
No dia 4 de dezembro de 2011, há 11 anos, o ídolo e ex-craque do Corinthians, Sócrates, falecia na manhã de um domingo, quando o Corinthians se consagraria pentacampeão brasileiro. Na época, ele tinha 57 anos e seu falecimento rendeu homenagem antes da partida da última rodada do Brasileirão de 2011, contra o Palmeiras.
Ele ficou marcado na história do Corinthians pelo belo futebol jogado e pela luta social durante sua passagem no clube, sendo um dos líderes da Democracia Corinthiana. Atualmente, o movimento é conhecido mundialmente pela luta contra a ditadura que acontecia no Brasil naquela época.
O Corinthians não iniciou o Brasileirão de 2011 como favorito. Isso porque os comandados de Tite acabaram eliminados na fase preliminar da Libertadores daquele ano, para o modesto Tolima, da Colômbia, e foram vice-campeões do Paulistão, em final contra o Santos. O Timão, no entanto, superou todas as adversidades e começou o campeonato nacional com nove vitórias e um empate nas primeiras dez rodadas.
Um dos jogos mais marcantes daquela campanha, aliás, aconteceu logo nas primeiras rodadas. O Corinthians goleou o então líder São Paulo, que estava com 100% de aproveitamento, por 5 x 0, no Pacaembu, com três gols de Liédson, um de Jorge Henrique e um de Danilo.
O Corinthians teve uma campanha de 81 pontos no Brasileirão de 2011, dois a mais em relação ao vice-campeão Vasco. Ao longo das 38 rodadas, o Timão somou 21 vitórias, oito empates e nove derrotas, além de ter marcado 53 gols e sofrido apenas 36.
Um fato curioso, é que Sócrates havia falado que “gostaria de morrer em um domingo, com o Corinthians sendo campeão”, o que se tornou realidade. No dia, vários clubes, inclusive rivais, emitiram uma nota de pesar pelo falecimento do ex-craque. Botafogo-SP e Fiorentina-ITA, onde ele foi jogador, decretaram luto oficial após a notícia.
Dia 4 de dezembro é um dia marcante na história do clube do Parque São Jorge, pois, além do falecimento de um grande ídolo, foi comemorado dois títulos brasileiros, em 2005 e 2011. Antes desses títulos, o Timão também já havia conquistado o Brasileirão em 1990, 1998 e 1999.
Veja mais:
Há exatos 18 anos, Corinthians conquistava quarto título do Brasileirão
Declaração? Romero viraliza após postar vídeo com gols pelo Corinthians e música de amor
Com Corinthians, potes da Copa do Brasil 2024 são definidos após penúltima rodada do Brasileirão