Neste sábado, 2, o Corinthians fará sua última aparição em jogos sediados na Neo Química Arena. Em compromisso válido pelo Brasileirão, o time de Mano Menezes recebe o Internacional pela penúltima rodada do torneio nacional, às 18h (de Brasília), para sacramentar a permanência na Série A.
Mesmo com diversas turbulências no decorrer deste ano, o estádio de Itaquera seguiu sendo um ponto forte do clube, apesar o histórico recente jogando contra. Antes de enfrentar o Internacional, foram 36 jogos realizados, com 19 vitórias, 13 empates e apenas 4 derrotas.
Mesmo sem grandes resultados no ano, esse aproveitamento é semelhante ao dos anos anteriores, inclusive 2022, temporada de mais destaque recente. Em caso de vitória contra o Colorado, será o quarto ano com mais triunfos em casa, ao lado de 2017, e atrás de 2015, 2016 e 2022.
O que mais marcou este ano na Neo Química Arena foram as disputas de pênalti. No total, foram quatro decisões decididas desta forma, sendo uma pelo Paulistão, que terminou em derrota para o Ituano, e três pela Copa do Brasil, que terminou em classificação para o Corinthians, contra Remo, Atlético-MG e América-MG.
Das quatro derrotas sofridas, duas foram pela Libertadores da América, contra Argentinos Juniors e Independiente Del Valle, e duas pelo Brasileirão, contra Red Bull Bragantino e Bahia. A última, contra o time do Nordeste, foi a pior derrota da história do estádio, uma goleada por 5 x 1.
Para o ano que vem, sob o comando de Mano Menezes desde o início do ano, o Corinthians provavelmente terá quatro competições para disputar, assim como nos anos anteriores. O Paulistão tem seu início planejado para janeiro e, após a realização do estadual, acontecem o Brasileirão, Copa do Brasil e, possivelmente, a Sul-Americana.
Relembre o aproveitamento dos últimos cinco anos:
2023: 19 vitórias, 13 empates e 4 derrotas (resta um jogo)
2022: 22 vitórias, 9 empates e 5 derrotas
2021: 19 vitórias, 10 empates e 8 derrotas
2020: 10 vitórias, 8 empates e 5 derrotas
2019: 19 vitórias, 13 empates e 6 derrotas
Veja mais:
Chance de rebaixamento do Corinthians chega a 0,011% após término da 36ª rodada do Brasileirão
Corinthians sobe uma posição após fim da 36° rodada do Brasileirão e se distancia do Z-4
Nilmar revela bastidores de acerto com Corinthians e lembra de ‘mentira’ que contou em apresentação
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados