Na manhã desta quinta-feira, 30, decisão de todos os Franqueados da Liga Nacional de Futsal em Assembleia aprovou a criação da Liga de Acesso a partir de 2025. Dessa forma, haverá rebaixamento na principal liga de futsal do país.
A partir do próximo ano, a LNF terá 20 equipes. As edições de 2023 e 2024 serão usadas para calcular a pontuação que decidirá as quatro equipes participantes da Liga de Acesso em 2025. Essas equipes se unirão a outras interessadas ou convidadas. Até agora, dez equipes de estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso já demonstraram interesse em participar da nova competição.
A partir de 2025, na estreia da Liga de Acesso, os três melhores times da competição subirão para a LNF no ano seguinte, enquanto os três times com pior desempenho na LNF irão jogar a Liga de Acesso em 2026. Isso intensificará a competição em ambos os campeonatos e proporcionará mais oportunidades para as equipes do país participarem do cenário nacional.
O formato de disputa será decidido ao longo de 2024, quando a LNF tiver a confirmação de todas as equipes participantes. O formato tradicional da LNF será mantido, com a primeira fase classificatória determinando os 16 times que avançam para os Playoffs, realizados em formato eliminatório até a grande decisão. As 24 franquias já estão confirmadas para a competição do próximo ano.
O Corinthians é o atual campeão da LNF, quando venceu o Atlântico Erechim na final em 2022. Já neste ano, o Timão caiu nas oitavas de final do torneio, após ser derrotado pelo Minas Tênis Clube.
Veja mais:
Novo diretor financeiro do Corinthians diz que folha salarial não terá diminuição: “É gastar certo”
Romero é o ponta com mais gols no Brasileirão desde a chegada de Mano Menezes ao Corinthians
Corinthians confirma estreia de nova camisa no jogo contra o Internacional
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados