O Corinthians segue sem conseguir se desgrudar da zona de rebaixamento do Brasileirão. Na noite desta quinta-feira, 09/11, os comandados de Mano Menezes receberam o Atlético-MG, na Neo Química Arena, pela 33ª rodada do campeonato nacional, e ficaram no empate em 1 x 1. O gol corinthiano foi marcado pelo atacante Romero.
O primeiro tempo foi de total domínio do Corinthians. O Timão não deixou o Atlético-MG jogar e imprimiu forte ritmo no campo ofensivo. O goleiro atleticano Everson, por exemplo, fez três boas defesas antes de sofrer o gol de Romero, aos 21 minutos, em cabeceio do paraguaio na entrada da área após cobrança de falta de Renato Augusto.
Pouco antes do intervalo, porém, o Corinthians diminuiu o ritmo e foi dando campo para o Atlético-MG crescer no jogo. Mesmo assim, o Galo encontrava problemas para entrar na zaga corinthiana e não exigiu nenhuma grande defesa de Cássio no primeiro tempo.
No segundo tempo, o cenário foi inverso. O Corinthians só viu o Atlético-MG jogar nos primeiros minutos e mostrava postura totalmente diferente em relação à etapa inicial. Tanto é que o Galo não demorou para chegar ao empate, algo que aconteceu aos 21 minutos, com Paulinho, que aproveitou ajeitada de Alan Kardec e apareceu na pequena área para balançar as redes de Cássio.
Ao longo do segundo tempo, Mano Menezes tentou mexer no Corinthians com alterações, deixando o time, em tese, mais ofensivo com as entradas de nomes como Gustavo Silva, Matías Rojas e Matheus Araújo, mas a equipe não retomou a vantagem no placar e deixou o campo apenas com mais um ponto.
E como fica?
O empate deixa o Corinthians ainda ameaçado de rebaixamento no Brasileirão. O time, agora, ocupa a 14ª colocação, com 41 pontos, sendo ultrapassado nos critérios de desempate pelo Santos, que ganhou do Goiás na rodada. O primeiro clube dentro do Z-4 é o Cruzeiro, com 37 pontos, mas com dois jogos a menos em relação ao Timão.
Próximo compromisso
Agora, o Corinthians terá outro jogo complicado pelo Brasileirão. O próximo compromisso será contra o Grêmio, que também sonha com o título, no domingo, 12/11, em Porto Alegre, às 16h (horário de Brasília). O duelo será válido pela 34ª rodada.
Escalação do Corinthians
O técnico Mano Menezes promoveu três modificações no time que perdeu para o Red Bull Bragantino na última rodada. O lateral-direito Fagner, suspenso, deu lugar a Lucas Veríssimo, poupado em Bragança Paulista – Bruno Méndez foi mantido como titular, mas agora improvisado na lateral. O paraguaio Matías Rojas e o argentino Fausto Vera foram substituídos por Renato Augusto e Gabriel Moscardo, respectivamente.
O Corinthians, então, entrou em campo com Cássio; Bruno Méndez, Gil, Lucas Veríssimo e Fábio Santos; Gabriel Moscardo, Maycon, Giuliano e Renato Augusto; Romero e Yuri Alberto.
A dupla Matheus Donelli e Guilherme Biro esteve à disposição pela primeira vez após servir a Seleção Brasileira na conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos. O goleiro, no entanto, não foi relacionado. Os desfalques foram os seguintes: Paulinho (lesão no joelho), Fagner (suspenso), Giovane (em transição após lesão na coxa), Wesley (em transição após lesão no tornozelo) e Felipe Augusto (subluxação no ombro).
No banco de reservas, Mano Menezes contou com Carlos Miguel, Rafael Ramos, Fausto Vera, Matías Rojas, Caetano, Gustavo Silva, Matheus Bidu, Cantillo, Guilherme Biro, Pedro, Roni e Matheus Araújo.
Escalação do Atlético-MG
Do outro lado, o técnico Luiz Felipe Scolari escalou o que tinha de melhor à disposição, mas contou com ausências importantes, como Hulk, suspenso. O atacante deu lugar para o meia-atacante Pedrinho, formado nas categorias de base do Corinthians. Outra mudança em relação à equipe que empatou com o América-MG foi a entrada de Igor Gomes no lugar de Rubens.
Portanto, o Galo iniciou a partida com Everson; Saravia, Jemerson, Mauricio Lemos e Guilherme Arana; Otávio, Franco, Zaracho e Igor Gomes; Pedrinho e Paulinho.
Os desfalques para Felipão foram o zagueiro Bruno Fuchs, o lateral-direito Mariano, o meio-campista Battaglia e o atacante Vargas, todos lesionados, além de Hulk, suspenso.
O banco de reservas do Atlético-MG teve as seguintes opções para o decorrer do jogo: Matheus Mendes, Réver, Igor Rabello, Edenilson, Hyoran, Paulo Vitor, Rubens, Alisson, Patrick, Pavón, Alan Kardec e Cadu.
Arbitragem
A CBF escalou o árbitro Braulio da Silva Machado (FIFA-SC) para apitar o jogo. Ele contou com auxílio dos assistentes Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA-RJ) e Rafael da Silva Alves (FIFA-RS) , além do quarto árbitro Lucas Canetto Bellote (SP). O responsável pela operação do VAR foi Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ).
Primeiro tempo
O Corinthians deu a saída de bola no primeiro tempo e iniciou o jogo pressionando a defesa atleticana. A primeira chegada aconteceu com menos de um minuto, quando Gabriel Moscardo fez ótima jogada individual pela direita, passou pela marcação e cruzou para o meio da área. Na sequência, após cruzamento da esquerda, Giuliano tentou finalização perto da marca de pênalti, mas furou.
Imprimindo um forte ritmo nos primeiros lances, o Corinthians não dava espaços para o Atlético-MG sair de trás e mantinha a posse de bola no campo ofensivo. Aos quatro minutos, Fábio Santos sofreu falta perigosa de Zaracho, mas Renato Augusto não cobrou direto e alçou na área para Bruno Méndez, ganhando escanteio. Na sequência, após nova cobrança de canto, Gil subiu sozinho e cabeceou firme, exigindo boa defesa de Everson.
O Galo tentou chegar pela primeira vez apenas aos nove minutos. Guilherme Arana recebeu aberto pela esquerda e cruzou fechado na pequena área, mas Cássio defendeu sem dificuldades. No lance seguinte, o Corinthians respondeu com um chute de Gabriel Moscardo de fora da área, defendido por Everson.
Aos dez, os comandados de Mano Menezes tiveram novo escanteio e, novamente, pararam em Everson. A bola foi cruzada na área e sobrou para Lucas Veríssimo, que ajeitou para Gil. O camisa 4 serviu Yuri Alberto, mais bem posicionado, e o centroavante exigiu defesa do goleiro atleticano em cima da linha.
Depois da primeira chegada, o Atlético-MG começou a encontrar mais formas de sair de trás e já ficava com mais posse de bola no campo ofensivo. Aos 16, Igor Gomes recebeu passe do lado esquerdo e bateu colocando, acertando Gil no meio do caminho. Na sequência, o Corinthians deu resposta perigosa após sair tocando de pé em pé no ataque e Renato Augusto aparecer livre dentro da área, dando novo trabalho para Everson.
O primeiro cartão amarelo do jogo saiu aos 18, para Everson, que demorou para repor a bola em jogo. Três minutos depois, Jemerson cometeu falta em Yuri Alberto e também foi amarelado.
Primeiro gol do Corinthians: na cobrança da falta sofrida por Yuri Alberto, Renato Augusto alçou na área e encontrou Romero, aos 22 minutos. O atacante cabeceou um pouco desajeitado, mas conseguiu encobrir o goleiro Everson e abrir o placar na Neo Química Arena. Gol merecido pelo volume de jogo do Corinthians no início da partida.
Depois do gol, o Atlético-MG começou a sair mais de trás e encontrava espaços pela direita da defesa corinthiana, com subidas do lateral Guilherme Arana e dobradinha com Igor Gomes. Mesmo assim, o Corinthians ainda tentava chances e finalizou novamente aos 34: Romero deu ótimo lançamento da esquerda e deixou Yuri Alberto em ótimas condições, mas o centroavante chutou torto, de primeira, sem direção.
Aos 37, o Galo envolveu a defesa do Corinthians e rodou a bola no ataque, acionando bastante Pedrinho pelo meio. Na sequência, Zaracho cruzou na área, Gil tirou de cabeça e Alan Franco aproveitou a sobra, chutando para fora.
Minutos depois, o time de Mano Menezes saiu bem e Renato Augusto encontrou Yuri Alberto, que cabeceou pelo alto e mandou nas mãos de Everson.
A arbitragem de Braulio da Silva Machado acrescentou três minutos neste primeiro tempo. No último lance, Maycon bateu cruzado, sem direção e sem sustos para Everson.
Segundo tempo
Corinthians e Atlético-MG voltaram do intervalo sem alterações.
Logo aos 40 segundos de jogo, a equipe de Felipão deu a primeira finalização do segundo tempo. Paulinho completou cruzamento na entrada da área e mandou nas mãos de Cássio, que segurou sem perigo.
O Atlético-MG avançava a marcação nos primeiros minutos e o Corinthians tinha dificuldades para achar um escape. No entanto, apesar da posse de bola, o Galo não conseguia entrar na zaga corinthiana e o ritmo do jogo era morno. Aos oito, Cássio fez defesa segura após chute rasteiro.
O técnico Mano Menezes gritava bastante na beira do gramado e se mostrava insatisfeito com a postura do Corinthians no segundo tempo.
Aos 11 minutos, Yuri segurou a bola no ataque, encarou a marcação de Jemerson e sofreu falta do zagueiro atleticano. Renato Augusto mandou na área e a zaga adversária afastou. Depois desse lance, o Corinthians passou a sair mais de trás para tentar envolver o Atlético-MG, mas a equipe mineira também seguia buscando jogo.
Neste momento, os comandados de Mano Menezes já tinham mais a bola em relação aos minutos iniciais do segundo tempo. Aos 19, após boa trama na entrada da área, Renato Augusto recebeu pela esquerda e bateu colocado. O chute passou perto do ângulo de Everson.
Logo após esse lance, Felipão fez as primeiras substituições no Atlético-MG. Edenilson, Igor Rabello e Alan Kardec entraram nas vagas de Saravia, Jemerson e Alan Franco, respectivamente.
Na sequência das alterações atleticanas, o Corinthians quase ampliou a vantagem. Yuri Alberto recebeu em velocidade pela esquerda, avançou entre a marcação e invadiu a área adversária, ficando cara a cara com Everson. O centroavante bateu de chapa, mas o goleiro defendeu.
Primeiro gol do Atlético-MG: no contragolpe após a defesa de Everson no chute de Yuri Alberto, o Galo empatou, aos 21 minutos. A bola chegou em Guilherme Arana pela esquerda e o lateral cruzou para Alan Kardec, que de dentro da área ajeitou para Paulinho. O artilheiro do Brasileirão apareceu sem marcação na pequena área e venceu Cássio.
Depois de ver o adversário igualar o marcador, o Corinthians, por pouco, não desempatou. Renato Augusto recebeu como um ponta na esquerda e cruzou na cabeça de Yuri Alberto, que finalizou à direita de Everson e assustou, mas viu a bola sair pela linha de fundo.
O árbitro Braulio da Silva Machado aplicou mais um cartão amarelo aos 24 minutos, agora para Pedrinho.
Em seguida, Mano Menezes fez a primeira troca no Corinthians ao colocar o atacante Gustavo Silva no lugar de Gabriel Moscardo. O técnico tentava deixar a equipe mais ofensiva em busca do empate.
Aos 29, o torcedor do Corinthians levou um grande susto na Neo Química Arena. O Atlético-MG cobrou um tiro livre indireto na intermediária direita e Cássio deixou a bola entrar no gol. Mas o lance foi invalidado, porque tiro livre indireto não pode ser cobrado de forma direta para a meta adversária.
Pouco depois, Mano Menezes fez mais duas mexidas, agora colocando Fausto Vera e Matías Roja em campo. Os preteridos foram Maycon e Romero. Na sequência, Rubens entrou na vaga de Pedrinho no Atlético-MG.
Aos 37, o Galo assustou e quase virou o placar. Guilherme Arana cruzou, Alan Kardec subiu mais do que a defesa do Corinthians e cabeceou para fora. O segundo tempo era todo do Atlético-MG.
Mais um cartão amarelo foi aplicado para a equipe adversária aos 39 minutos, agora para Igor Rabello. O zagueiro foi advertido após cometer falta em Yuri Alberto na entrada da área. Matías Rojas cobrou rasteiro, a bola passou pela barreira e Everson fez a defesa pelo chão.
Já aos 42, Fábio Santos sofreu cartão amarelo. Logo em seguida, Mano Menezes promoveu a entrada de Matheus Araújo no lugar de Renato Augusto.
Na sequência, Rubens cobrou falta direto para o gol. A bola parecia que sairia pela linha de fundo, mas caiu e quase entrou dentro do gol. Cássio ficou com ela, mas soltou no ar e, por pouco, não falhou e permitiu a virada atleticana.
A arbitragem acrescentou seis minutos neste segundo tempo. O jogo ficou aberto nos lances finais e, aos 49, Rojas recebeu de Yuri Alberto pela direita, cortou para dentro e chutou rasteiro de perna esquerda. Everson defendeu de forma tranquila. Pouco depois, Braulio da Silva Machado encerrou a partida com empate de 1 x 1.
Veja mais:
Augusto Melo x André Negão. Quer apostar no futuro do Corinthians? Faça sua previsão agora na FourBet e esteja por dentro das chances de quem será o próximo presidente! Clique AQUI para se cadastrar (proibido para menores de 18 anos).
Com mudanças, Corinthians divulga escalação para enfrentar o Atlético-MG
Vítor Pereira avalia trabalho no Corinthians como ‘ótimo’ e critica ‘falta de projetos’ no Brasil
Corinthians encara o Atlético-MG com longa lista de pendurados; confira os nomes
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados