Se há um profissional que o Corinthians pode sempre contar quando entra em momentos de dificuldade, esse nome é Mano Menezes. Em situação difícil na temporada, onde acabou eliminado de todas as competições e não consegue se afastar da zona de rebaixamento do Brasileirão, o clube recorreu ao técnico para “arrumar a casa” pela terceira vez, agora após a demissão de Vanderlei Luxemburgo.
Mano Menezes vive sua terceira passagem pelo Corinthians e, nas duas anteriores, também precisou começar um trabalho do zero. Na primeira, em 2008, assumiu o clube no pior momento da história alvinegra, logo após o rebaixamento à Série B, e iniciou o caminho que culminou com os títulos da Libertadores e do Mundial de 2012, com Tite. Já em 2014, precisou encerrar o ciclo de vários campeões continentais e mundiais.
Em entrevista à Corinthians TV, Mano Menezes admitiu que é “movido por desafios” e destacou a confiança que o clube tem em seu trabalho para reconstruir equipes. Para o treinador, no entanto, a passagem atual é uma mistura das duas anteriores.
“Eu acredito que todos os treinadores são movidos por desafios. Eu me sinto muito atraído em construir trabalhos. Tenho característica de saber fazer isso. Já fiz várias vezes, então isso também serve como parâmetro e uma confiança mútua de que você pode fazer novamente em outras circunstâncias”, declarou Mano.
“Os momentos são diferentes. O primeiro momento (em 2008) era de extrema dificuldade, eu diria (com o rebaixamento). Depois, um quase fim de ciclo com a segunda passagem (em 2014), o ciclo mais vencedor que o Corinthians teve em sua vida (entre 2009 e 2013). E aí você tem outro tipo de comportamento. Agora, eu diria que é um misto dos dois“, lembrou.
Na visão de Mano Menezes, os dois trabalhos de sucesso realizados nas passagens anteriores resultaram em uma relação “muito boa” não só com o Corinthians, mas também com o torcedor do clube. Por isso, o treinador disse que sempre tenta retribuir o carinho recebido da torcida alvinegra quando recebe um convite para dirigir o time.
“A gente estabeleceu uma relação muito boa entre torcedor e treinador e entre clube e treinador. Essa relação faz com que a gente tenha uma gratidão um pelo outro. Eu sempre sou muito respeitado pelo torcedor do Corinthians, mesmo quando não estive trabalhando aqui e estive como adversário.”
“Eu sempre encontrei torcedor do Corinthians na rua, e ele (torcedor) sempre foi muito carinhoso comigo. Eu procuro retribuir esse carinho com uma encarada muito forte, exatamente quando recebo o convite para estar aqui. Estou aqui com muito prazer“, concluiu.
O Corinthians não entra em campo desde o dia 7 de outubro, durante a Data FIFA para jogos de seleções. O período vem sendo bastante aproveitado pelo treinador Mano Menezes, que pretende estabelecer padrões de comportamentos técnicos e táticos antes de focar na estratégia para o próximo jogo da temporada, contra o Fluminense, no dia 19. O Timão ocupa a 14ª colocação do Brasileirão.
Veja mais:
Conheça a Fala Timão – clique AQUI: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Corinthians conhece detalhes do Final Four do Paulista de Basquete
Corinthians perde posição no Brasileirão após encerramento da 26ª rodada
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados