A cerca de dois meses das eleições que determinarão o presidente e os novos conselheiros para o triênio 2024/2026, o Corinthians recebeu um parecer favorável da Seção de Urnas Eletrônicas do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) referente à utilização das urnas eletrônicas do órgão durante o processo eleitoral do clube.
A Comissão Eleitoral do Corinthians formalizou um pedido de concessão dos equipamentos junto ao tribunal, com o objetivo de prevenir problemas semelhantes aos ocorridos na eleição de 2018, quando o clube utilizou urnas eletrônicas de uma empresa privada, gerando suspeitas de fraude na votação. O assunto já foi motivo de protesto por parte das torcidas organizadas e de algumas chapas concorrentes nas eleições deste ano.
Segundo apurado pela Central do Timão, na última quarta-feira (13), o TRE-SP informou que possui equipamentos disponíveis para atender à solicitação do clube, desde que o cronograma para o envio de dados e os termos de aceite estabelecidos pela Justiça sejam cumpridos, garantindo assim o tempo necessário para a parametrização do sistema.
Em seu despacho, Daniel Forlivesi, Secretário de Tecnologia da Informação do TRE-SP, baseou-se na informação fornecida pelo Corinthians, que indicou que apenas 26% dos sócios aptos para votar compareceram à última eleição. Ele também considerou que, apesar da realização das eleições dos Conselhos Tutelares do Estado de São Paulo, que exigirão a utilização das urnas por um período de 60 dias após o pleito de 1º de outubro, é tecnicamente viável cedê-las ao clube.
Apesar do parecer favorável à cessão das urnas, ainda não houve uma decisão definitiva sobre se o empréstimo será efetivado. Conforme estabelecido na Resolução 157/2094 do TRE-SP, após a manifestação do diretor-geral, o órgão ainda realizará uma sessão administrativa para deliberar sobre a possibilidade de conceder o empréstimo.
Na última eleição do clube, ocorrida em 2020, a Comissão Eleitoral, então presidida por Romeu Tuma Júnior, teve o pedido de cessão negado pelo TRE-SP e utilizou cédulas de papel em vez de urnas eletrônicas, devido aos problemas enfrentados na eleição de 2018. Contudo, segundo o estatuto alvinegro, a votação deve ser realizada de forma eletrônica, a menos que ocorra uma impossibilidade técnica.
O pleito está marcado para 25 de novembro e irá definir um novo presidente, juntamente com seus dois vices, e 200 novos conselheiros com mandato trienal. Até o momento, o Corinthians conta com dois candidatos à presidência: Augusto Melo, representando a oposição, e André Luiz Oliveira, que faz parte do grupo que comanda o clube desde 2007.
Veja mais:
Conheça a Fala Timão: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Corinthians detalha venda de ingressos para Derby no Paulistão Sub-20
Campeão do mundo pelo Corinthians, Jorge Henrique conquista Mundial de Fut-7
Corinthians tem dois convocados para amistosos com a Seleção Brasileira Sub-17
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados