O departamento de futebol feminino do Corinthians pode sofrer uma baixa importante nos próximos dias. Técnico do time desde a retomada da modalidade, em 2016, Arthur Elias recebeu uma proposta para ser o substituto de Pia Sundhage na Seleção Brasileira. A informação do interesse da CBF no treinador alvinegro foi divulgada pelo Onze Minas e confirmada pela Central do Timão.
Depois da eliminação do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo Feminina, a CBF vem realizando uma reestruturação completa do departamentos de seleções femininas, como uma espécie de “choque de gestão”. Nos últimos dias, a entidade desligou a coordenadora de seleções, Ana Lorena Marche, a supervisora Mayara Bordin, o técnico da Seleção Sub-20, Jonas Urias, e a auxiliar dele, Bia Vaz.
Pia Sundhage ainda segue como técnica do elenco principal, mas, segundo o ge.globo, uma reunião da técnica com o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, deve selar a saída da sueca nesta semana. A treinadora tem contrato com a entidade até os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, mas não deve ser mantida após o fracasso na Copa do Mundo. Arthur Elias é o favorito ao cargo.
A Seleção Brasileira, agora, só terá um compromisso oficial em 2024, com a Copa Ouro nos Estados Unidos, entre fevereiro e março. Mesmo assim, há chances de Arthur Elias sequer seguir no Corinthians até o final da temporada e já se apresentar à CBF. A entidade pretende definir o futuro do departamento de futebol feminino ainda nesta semana.
Portanto, a tendência é de que Arthur Elias não seja o técnico do Corinthians na Libertadores Feminina de 2023, que será disputada em outubro. Até lá, as Brabas ainda terão jogos pelo Paulistão, além da volta da semifinal do Brasileirão, contra o Santos. As finais do campeonato nacional estão marcadas para os dias 7 e 10 de setembro.
Em nota oficial divulgada à imprensa na tarde desta segunda-feira, 29, o Corinthians afirmou que “não há o que se dizer” sobre a possível ida de Arthur Elias à Seleção Brasileira. O clube disse que o treinador comandou o treinamento desta manhã e será o comandante alvinegro no duelo desta quarta-feira, 30, contra o Taubaté, pela décima rodada do Paulistão Feminino.
“Não há o que se dizer sobre as especulações trazidas nesta manhã, especialmente pelas redes sociais. O Corinthians joga nesta quarta, pelo Campeonato Paulista, contra o Taubaté. Encerramos nossa preparação há pouco, sob o comando de Arthur Elias, e teremos ele como treinador na partida, bem como em nossos próximos compromissos”, diz a nota divulgada pela assessoria de imprensa do clube.
Arthur Elias está no Corinthians desde a reinauguração do departamento de futebol feminino, em 2016, ainda com a parceria com o Audax. Desde então, conquistou 14 títulos, e se consolidou como principal técnico da modalidade no Brasil. Pelo sucesso, viu, nos últimos anos, seu nome ser naturalmente citado como um possível futuro treinador da Seleção Brasileira.
O técnico, aliás, já admitiu em várias entrevistas o interesse em assumir a Seleção Brasileira. No início de agosto, Arthur Elias disse que se via preparado para o desafio, durante participação no programa Apito Final, da Band.
“Claro que sim (estou preparado). Mas acho que não é o momento, a Seleção está com a Pia ainda, vem de um resultado ruim. Não é momento de eu ficar falando sobre Seleção Brasileira. Mas, respondendo diretamente a pergunta, sim. Estou há muitos anos no futebol feminino. Não só no futebol feminino, trabalho há 17, 18 anos como treinador de futebol, com a mesma comissão“, declarou.
Pelo Corinthians, Arthur Elias soma 316 jogos, 249 vitórias, 42 empates, 25 derrotas e os seguintes títulos: quatro Brasileiros (2018, 2020, 2021 e 2022), três Libertadores (2017, 2019 e 2021), três Paulistas (2019, 2020 e 2021), duas Supercopas do Brasil (2022 e 2023), uma Copa do Brasil (2016) e uma Copa Paulista (2022).
Veja mais:
Conheça a Fala Timão – clique AQUI: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Ídolo e jogador com mais partidas pelo Corinthians, Wladimir completa 69 anos
Corinthians divulga bastidores de vitória sobre o Santos na semifinal do Brasileirão Feminino
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados