O Corinthians está confirmado como um dos participantes do Novo Basquete Brasil 2023/24. O anúncio foi feito pela própria competição na noite da última quarta-feira, 9, através de nota oficial. A 16ª edição do campeonato terá 19 clubes e será a maior da história, com representantes de oito estados do Brasil.
“A ELITE DO BASQUETE BRASILEIRO! Com 19 clubes participantes, NBB viverá a sua maior temporada de todos os tempos!”, celebrou o perfil oficial da competição nas redes sociais – veja a publicação abaixo.
Os clubes da Liga Nacional de Basquete aprovaram a participação de 19 equipes na temporada. A edição de 2023/24 vai contar com o retorno de três times que estiveram ausentes na edição anterior: Mogi Basquete, Vasco e Botafogo. O trio se junta a Corinthians, Bauru, Brasília, Caxias do Sul, São José, Cerrado, Flamengo, Fortaleza, Minas, Pato, Paulistano, Pinheiros, Franca, São Paulo, União Corinthians e Unifacisa.
O NBB 16 terá início no dia 21 de outubro. A tabela detalhada dos jogos será divulgada ainda em agosto, além do regulamento geral. A fase regular terá turno e returno com todas as equipes se enfrentando em duelos de ida e volta. Já os playoffs terão a participação de 16 times duelando em séries melhor de três jogos nas oitavas de final.
A partir das quartas de final, os classificados serão definidos em séries melhor de cinco duelos. O campeão do NBB 16 será conhecido em junho de 2024. O Franca é o atual detentor do título, enquanto o Corinthians vai em busca de seu primeiro troféu. ESPN, SporTV e YouTube da Liga Nacional de Basquete serão responsáveis pela transmissão dos jogos.
Os oito melhores colocados do primeiro turno do NBB 16 vão disputar a Copa Super 8, torneio de intertemporada que será realizado em janeiro de 2024, com jogos únicos nas quartas de final, semifinal e final. O campeão da competição de tiro curto garante uma vaga na Champions League das Américas.
Na última edição, o Corinthians fez uma boa campanha no primeiro turno e garantiu vaga na Copa Super 8 de 2023, onde caiu na semifinal. Entretanto, o clube não manteve o bom desempenho na segunda etapa do NBB e encerrou na oitava colocação, indo para as oitavas de final e sendo eliminado na primeira fase de playoffs com duas derrotas para a Unifacisa.
Agora, o Corinthians vem reformulado em busca de seu primeiro título do NBB. A diretoria alvinegra decidiu não renovar com o técnico Léo Figueiró e contratou o argentino Silvio Santander para o cargo. Jogadores conhecidos no basquete nacional foram contratados e reforçaram o time, como Elinho, Léo Demétrio e Rafael Hettsheimeir.
Veja a publicação do NBB:
Veja mais:
Conheça a Fala Timão – clique AQUI: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Corinthians divulga bastidores de classificação nas oitavas de final da Copa Sul-Americana
Corinthians pode sofrer punição da Conmebol após torcida queimar dinheiro em jogo na Argentina
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados