O torcedor alvinegro tem um motivo a mais para acreditar na classificação do Corinthians às quartas de final da Copa Sul-Americana, na noite desta terça-feira, 8, contra o Newell’s Old Boys, em jogo que terá início às 21h30 (horário de Brasília) e será disputado no Estádio Marcelo Bielsa. Isso porque o Timão defende uma sequência invicta na Argentina que já dura dez anos.
A última derrota alvinegra em solo argentino aconteceu em maio de 2013, para o Boca Juniors, pelas oitavas de final da Libertadores. De lá para cá, foram sete jogos envolvendo o Corinthians na Argentina, entre Copa Sul-Americana e Libertadores, com duas vitórias e cinco empates, além de quatro gols marcados e apenas dois sofridos – veja abaixo.
Na sequência invicta em questão, o Corinthians enfrentou San Lorenzo, Racing (duas vezes), Independiente, Boca Juniors (duas vezes) e Argentinos Juniors no país vizinho. Os jogos foram nos seguintes estádios: Nuevo Gasómetro, El Cilindro, Libertadores de América, La Bombonera e Diego Armando Maradona, respectivamente.
Nos jogos, o Corinthians ainda se classificou em dois mata-matas. Há quatro anos, o clube empatou com o Racing em Avellaneda, venceu nos pênaltis e avançou à segunda fase da Copa Sul-Americana de 2019. Já em 2022, os então comandados de Vítor Pereira seguraram empate com o Boca Juniors em Buenos Aires e garantiram vaga nos pênaltis nas quartas de final da Libertadores.
Por outro lado, o Corinthians amargou uma eliminação em solo argentino durante a série invicta no país. Embora não tenha saído de campo com derrota, o Timão foi desclassificado nas oitavas de final da Copa Sul-Americana de 2017 ao empatar sem gols com o Racing, no El Cilindro. O clube de Avellaneda avançou pelo critério de gol marcado como visitante, algo extinto nos dias atuais.
Já o último jogo do Corinthians na Argentina aconteceu recentemente e está fresco na memória do torcedor alvinegro. Há pouco mais de dois meses e já com Vanderlei Luxemburgo no comando, o time foi até Buenos Aires para empatar sem gols com o Argentinos Juniors, pela fase de grupos da Libertadores.
Uma classificação às quartas de final da Copa Sul-Americana de 2023 no tempo normal aumentaria a sequência invicta do Corinthians na Argentina. Isso porque o clube venceu o jogo de ida contra o Newell’s Old Boys por 2 x 1 e precisa apenas de um empate no Estádio Marcelo Bielsa para avançar. Uma derrota alvinegra por um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis.
Veja a sequência invicta do Corinthians na Argentina:
04/03/2015, Nuevo Gasómetro: San Lorenzo 0 x 1 Corinthians – fase de grupos da Libertadores;
20/09/2017, El Cilindro: Racing 0 x 0 Corinthians – oitavas de final da Copa Sul-Americana;
18/04/2018, Estádio Libertadores de América: Independiente 0 x 1 Corinthians – fase de grupos da Libertadores;
27/02/2019, El Cilindro: Racing 1 (4 x 5) 1 Corinthians – primeira fase da Copa Sul-Americana;
17/05/2022, La Bombonera: Boca Juniors 1 x 1 Corinthians – fase de grupos da Libertadores;
05/07/2022, La Bombonera: Boca Juniors 0 (5 x 6) 0 Corinthians – oitavas de final da Libertadores;
24/05/2023, Estádio Diego Armando Maradona: Argentinos Juniors 0 x 0 Corinthians.
Veja mais:
Conheça a Fala Timão – clique AQUI: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Fábio Santos, do Corinthians, se torna lateral com mais gols nos pontos corridos do Brasileirão
Danilo avalia primeiro jogo da semifinal do Brasileirão Sub-20 e lamenta ‘apagão’ do Corinthians
Técnico do Corinthians se vê preparado para assumir a Seleção Feminina, mas diz: ‘Não é o momento’
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados