O Corinthians voltou a vencer o Universitario, do Peru, na noite da última terça-feira, 18, no Estádio Monumental de Lima, agora por 2 x 1, e garantiu vaga nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. O time de Vanderlei Luxemburgo precisava apenas de um empate para avançar, em função da vitória por 1 x 0 no jogo de ida, na Neo Química Arena. Para o técnico alvinegro, aliás, o primeiro resultado foi fundamental para a classificação.
“A chave (pela classificação) foi ter ganhado de 1 x 0 em nossa casa. Em um mata-mata, tem que sair de casa com a classificação. Lá no nosso campo, conseguimos a classificação e sabíamos que aqui seria difícil”, declarou Luxemburgo, em entrevista coletiva após jogo.
Em Lima, Vanderlei Luxemburgo decidiu escalar o Corinthians com uma formação diferente em relação ao primeiro jogo. O técnico resolveu montar um sistema tático com três zagueiros (Bruno Méndez, Caetano e Murillo) em busca da classificação. De acordo com o treinador, a ideia foi espelhar o esquema do Universitario, que imprimiu uma forte marcação no duelo de ida.
“Mudamos a equipe aqui. Lá, jogamos com linha de quatro, e aqui jogamos com três zagueiros, dois laterais, três meio-campistas e dois atacantes para espelhar o Universitario. Foi aí que conseguimos equilibrar“, completou.
Por fim, Luxemburgo mudou o discurso em relação à Copa Sul-Americana. Cerca de três semanas após dizer que priorizaria o Brasileirão (está na 15ª colocação) e a Copa do Brasil (é semifinalista), o técnico passou a valorizar a competição continental, apesar de seguir escalando uma equipe reserva.
“É um momento de oportunidade para os jovens, que não jogavam em competição internacional e, agora, estão jogando. Nós mesclamos duas equipes, uma para uma competição e outra para outras (Brasileirão e Copa do Brasil). Para eles, o jogo de hoje está marcado para a vida deles. Estamos dando atenção à Sul-Americana, sim“, finalizou.
Garantido nas oitavas de final da Copa Sul-Americana, o Corinthians vai enfrentar o Newell’s Old Boys, da Argentina, na próxima fase. Os jogos de ida e volta serão disputados nas semanas dos dias 2 e 9 de agosto. O clube já garantido cerca de R$ 5 milhões pela participação na competição internacional.
Veja mais:
Conheça a Fala Timão: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Carlos Miguel termina duelo pela Sul-Americana com números expressivos; confira
Treinador do Universitario compara comemoração de volante do Corinthians com gesto racista
Matheus Araújo vê expulsão ‘injusta’ em classificação do Corinthians: ‘Sigo sem entender o motivo’
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados