O Corinthians voltou a vencer o Universitario, do Peru, agora por 2 x 1, na noite da última terça-feira, 18, e avançou às oitavas de final da Copa Sul-Americana em um jogo marcado por uma confusão generalizada nos minutos finais do segundo tempo. O tumulto começou após o garoto Ryan, de apenas 20 anos, marcar seu primeiro gol como profissional nos acréscimos e mostrar a camisa para a torcida peruana.
Pela provocação aos 80 mil torcedores presentes no Estádio Monumental de Lima, Ryan acabou expulso pelo árbitro Wilmar Roldán. E o gesto do volante não foi nem um pouco bem visto pelo Universitario. Logo após o jogo, o técnico adversário, Jorge Fossati, comparou a atitude do garoto com um gesto racista cometido pelo preparador físico Sebastian Avellino Vargas no duelo de ida, na Neo Química Arena.
“No jogo de lá (Neo Química Arena), falaram ‘índio’ ao banco de reservas durante todo o jogo. Que eu saiba, índio pretende ser uma palavra ofensiva ou racista. Isso não se falou lá, parece que ninguém ficou sabendo, só escutaram um lado. Agora aqui, de novo, não aconteceu nada pelo gesto (de Ryan) de mostrar a camisa. Isso é rir da cara ou o quê? O garoto tem o que, 12 anos?“, iniciou Fossati, logo após o jogo.
Do lado alvinegro, o técnico Vanderlei Luxemburgo e o atacante Róger Guedes, em entrevista coletiva, se desculparam com os peruanos pelo gesto de Ryan. As desculpas, no entanto, não colaram para Jorge Fossati.
“Mas lá, por um gesto, tem um preparador físico preso há sete dias. Aqui tem que desculpar porque, pobrezinho, é um jovenzinho“, declarou o técnico uruguaio.
Sebastian Avellino Vargas está preso há uma semana no Brasil após imitar um macaco em direção à torcida do Corinthians na Neo Química Arena, durante um aquecimento dos jogadores reservas do Universitario. Vídeos mostraram os gestos racistas do membro da comissão técnica adversária. Ele teve o pedido de habeas corpus negado e segue detido.
Dentro de campo, o Corinthians conquistou sua vaga nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. O próximo adversário do time na competição será o Newell’s Old Boys, da Argentina. Os jogos de ida e volta serão disputados nas semanas dos dias 2 e 9 de agosto.
Veja mais:
Conheça a Fala Timão: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Matheus Araújo vê expulsão ‘injusta’ em classificação do Corinthians: ‘Sigo sem entender o motivo’
Corinthians recebe valor milionário da Conmebol pela classificação às oitavas da Copa Sul-Americana
Corinthians faz duelo direto com Atlético-MG pela liderança do grupo no Brasileirão Sub-17
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados