Uma semana depois de vencer o jogo de ida dos playoffs da Copa Sul-Americana por 1 x 0, na Neo Química Arena, o Corinthians reencontra o Universitario, do Peru, nesta terça-feira, 18, às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Monumental de Lima, para assegurar vaga nas oitavas de final da competição continental. E o histórico alvinegro no país vizinho é bem favorável para uma classificação nesta noite.
Isso porque, em toda a história, o Corinthians nunca perdeu um jogo no Peru. E, se não sair de campo derrotado nesta terça-feira, o clube garante vaga na próxima fase da Copa Sul-Americana, uma vez que venceu o primeiro duelo contra o Universitario. Ao todo, o Timão já disputou nove partidas no país vizinho, com cinco vitórias e quatro empates, além de 25 gols marcados e somente 16 sofridos.
Desses nove jogos, oito foram amistosos realizados entre 1954 e 1969, contra clubes como o próprio Universitario, além de Sporting Cristal, Alianza Lima e Deportivo Municipal. O Corinthians também até já enfrentou combinados locais, como o Chalaco/Sport Boys e o Deportivo/Iqueño, em duelos amigáveis. Todos esses confrontos foram disputados no Estádio Nacional de Lima.
Em toda a história, o Corinthians fez apenas um jogo oficial em solo peruano. O confronto foi válido pela fase de grupos da Copa Sul-Americana de 2021, quando os então comandados de Vagner Mancini visitaram o Sport Huancayo, também no Estádio Nacional de Lima, e venceram por 3 x 0, com dois gols do meio-campista Luan e um do centroavante Cauê.
Portanto, o jogo desta terça-feira marca a primeira vez na história que o Corinthians fará um duelo eliminatório no Peru, já que os outros foram amistosos, além de um pela fase de grupos da Copa Sul-Americana. Também será a estreia alvinegra no tradicional Estádio Monumental de Lima, conhecido como Monumental “U”.
Embora tenha um retrospecto amplamente favorável no Peru, o Corinthians sabe que terá dificuldades diante do Universitario. Isso porque os Merengues venderam cerca de 80 mil ingressos para o jogo desta terça-feira, tratado como histórico e decisivo para o time. Eles também prometem um clima de guerra, que se aflorou com a prisão do preparador físico adversário por racismo na Neo Química Arena.
Quem passar do duelo entre Corinthians e Universitario vai enfrentar o Newell’s Old Boys, da Argentina, na próxima fase da Copa Sul-Americana. O clube argentino foi o líder do Grupo E, que contou com o Santos, e se classificou diretamente às oitavas de final.
Veja o histórico do Corinthians em jogos disputados no Peru:
13/02/1954, amistoso: Universitario 3 x 3 Corinthians – Estádio Nacional de Lima;
17/02/1954, amistoso: Combinado Chalaco/Sport Boys 3 x 3 Corinthians – Estádio Nacional de Lima;
20/02/1954, amistoso: Combinado Deportivo/Iqueño 1 x 2 Corinthians – Estádio Nacional de Lima;
24/02/1954, amistoso: Sporting Cristal 3 x 3 Corinthians – Estádio Nacional de Lima;
04/02/1963, amistoso: Universitario 1 x 2 Corinthians – Estádio Nacional de Lima;
07/02/1963, amistoso: Deportivo Municipal 2 x 3 Corinthians – Estádio Nacional de Lima;
08/02/1969, amistoso: Alianza Lima 1 x 1 Corinthians – Estádio Nacional de Lima;
11/02/1969, amistoso: Universitario 2 x 5 Corinthians – Estádio Nacional de Lima;
06/05/2021, Copa Sul-Americana: Sport Huancayo 0 x 3 Corinthians – Estádio Nacional de Lima.
Veja mais:
Conheça a Fala Timão – clique AQUI: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Presidente do Corinthians pede para torcida evitar gritos homofóbicos contra o São Paulo
Corinthians tem histórico positivo em mata-matas da Copa Sul-Americana
Universitario x Corinthians: escalação, arbitragem e onde assistir
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados