Já sem chances de avançar ao mata-mata, o Corinthians se despede da Libertadores de 2023 nesta quarta-feira, 28, contra o Liverpool, do Uruguai, na Neo Química Arena, às 21h30 (horário de Brasília). Eliminado e apenas brigando por vaga nos playoffs da Copa Sul-Americana, o clube sequer relacionou os titulares e terá vários garotos do sub-20 no banco de reservas. Mas, afinal, quem são esses jogadores?
Pensando nisso, a Central do Timão traz todos os detalhes sobre os dez garotos do sub-20 que foram relacionados pelo técnico Vanderlei Luxemburgo para o duelo. A matéria não inclui nomes como Guilherme Biro, Pedro, Wesley, Felipe Augusto e Giovane, que já estavam integrados ao elenco profissional nos últimos meses. Desses, apenas o último ainda não atuou com a atual comissão técnica.
Kauê (goleiro, 2004):
Goleiro titular do sub-20, Kauê tem 1,92m acumula convocações para a Seleção Brasileira nas categorias de base e está no Corinthians desde o sub-15, sendo promovido ao sub-17 em 2020. Na categoria, se destacou ao defender dois pênaltis na final do Paulistão Sub-17, quando o Corinthians bateu o Palmeiras e conquistou o troféu estadual dentro do Allianz Parque.
Essa é a primeira vez que Kauê é relacionado para algum jogo do profissional. O garoto substitui o ídolo Cássio, poupado, na relação, mas não deve entrar em campo diante do Liverpool-URU. A meta alvinegra deve ser ocupada por Carlos Miguel, reserva imediato do camisa 12. Matheus Donelli também foi relacionado.
Kauê tem contrato com o Corinthians válido até junho de 2024. Ele soma 13 jogos pelo sub-17 e 48 pelo sub-20 do clube. Em maio, o goleiro foi eleito o melhor jogador da posição na FIFA Youth Cup Sub-19, torneio de base mais antigo do mundo. O time do técnico Danilo Andrade foi vice-campeão da competição nos pênaltis.
João Pedro “Tchoca” (zagueiro, 2003):
João Pedro chegou ao Corinthians para a categoria sub-17, em 2019, após se destacar pelo Desportivo Brasil. Destro, o zagueiro também tem boa estatura, com 1,92m, e vem sendo titular do sub-20, ao lado de Renato Santos e, às vezes, de Vinicius Cressi.
Conhecido como “Tchoca”, o zagueiro teve um início difícil no Corinthians. Em outubro de 2019, João Pedro sofreu uma lesão no joelho e, quando estava prestes a retornar, adiou a volta aos gramados devido à pandemia de Covid-19. A estreia pelo sub-20, então, foi acontecer somente no segundo semestre de 2021.
Já no início de 2023, o jogador sofreu duas lesões e foi desfalque para o técnico Danilo Andrade durante algumas semanas. Ele lesionou o tornozelo e, pouco depois de retornar aos gramados, sentiu um problema na coxa. João Pedro foi convocado pela Seleção Brasileira Sub-20 em abril, mas foi cortado após a lesão no tornozelo e não entrou em campo.
Essa é a primeira vez que João Pedro é convocado para algum jogo do profissional. Ele soma 76 jogos entre sub-17 e sub-20 do Corinthians, com dois gols marcados, ambos pela categoria mais velha. O contrato do zagueiro é válido até março de 2025.
Renato Santos (zagueiro, 2004):
Também destro e com 1,88m, Renato Santos está no Corinthians desde 2019, quando chegou para reforçar o sub-15. Em 2020, foi promovido ao sub-17, mas subiu ao sub-20 já na temporada seguinte. O zagueiro vem sendo titular sob o comando do técnico Danilo Andrade nos últimos jogos, formando dupla com João Pedro e, às vezes, com Vinicius Cressi.
Essa é a quarta vez que Renato Santos é relacionado para algum jogo do profissional. O zagueiro parece ter agradado ao técnico Vanderlei Luxemburgo nos treinos e ficou no banco de reservas nos últimos dois duelos, contra Athletico-PR e Santos, mas não foi acionado ao longo das partidas. Ele também esteve entre os suplentes diante do América-MG, na Arena Independência, em 3 de junho.
Renato tem contrato com o Corinthians até dezembro de 2025. Pelo sub-17, são 33 jogos, com cinco gols marcados e o título do Paulistão de 2021. Já pelo sub-20, o zagueiro soma 40 partidas disputadas, com dois gols. Diante do Liverpool-URU, o defensor deve ser opção no banco de reservas, junto com João Pedro. Murillo e Caetano devem formar a dupla de zaga titular.
Léo Mana (lateral-direito, 2004):
Da lista, Léo Mana é o único que já estreou pelo profissional. O lateral-direito agradou ao técnico Vítor Pereira e foi titular na derrota por 1 x 0 para o América-MG, na Arena Independência, em setembro de 2022. Essa foi a única aparição do garoto no elenco principal. De lá para cá, o jogador voltou à base, sendo titular absoluto do sub-20, onde soma 72 jogos e dois gols marcados.
Léo Mana atuou por todas as categorias de base do Corinthians. Ele está no clube desde os sete anos, quando chegou para atuar na base do futsal, passando para o campo aos dez anos de idade. Com a camisa alvinegra, o lateral-direito conquistou os títulos do Paulistão Sub-11 (2014), Sub-13 (2017) e Sub-17 (2021).
Visto como um potencial substituto do ídolo Fagner no futuro, Léo Mana tem 1,79m de altura e teve seu contrato renovado recentemente. O novo vínculo, assinado há cerca de dois meses, é válido até abril de 2026. Diante do Liverpool-URU, o garoto deve ser opção ao português Rafael Ramos no banco de reservas.
Além do jogo contra o América-MG, Léo Mana já foi relacionado para outros cinco compromissos do elenco profissional, todos sob o comando do português Vítor Pereira. Ele não era convocado pelo time principal desde que foi titular na Arena Independência.
Vitor Meer (lateral-esquerdo, 2004):
Vitor Meer está no Corinthians desde fevereiro de 2021, quando foi contratado para reforçar o elenco sub-17. Pela categoria, também conquistou o Paulistão daquele ano sobre o Palmeiras, no Allianz Parque, assim com Kauê, Renato Santos e Léo Mana. Ele está no sub-20 desde 2022, sendo titular sob o comando do técnico Danilo Andrade.
Versátil, o lateral-esquerdo de 1,78m também pode atuar como meia pela esquerda, zagueiro e até como volante. Vitor Meer soma 30 jogos pelo sub-17 do Corinthians e outros 56 pelo sub-20, sem gols marcados e nenhuma categoria.
Essa é a primeira vez que Vitor Meer é convocado para algum jogo do profissional. Diante do Liverpool-URU, o jogador deve ser opção ao experiente Fábio Santos no banco de reservas. O garoto tem contrato com o Corinthians até fevereiro de 2025.
Ryan (volante, 2003):
Ryan Gustavo está no Corinthians desde os oito anos de idade. O jogador chegou ao clube para a base do futsal e foi intercalando entre quadra e campo até os 14 anos, quando escolheu seguir no gramado. Desde então, passou pelo sub-15, sub-17 e sub-20, sendo titular em todas as categorias como primeiro ou segundo volante.
O jogador de 1,72m também já foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-20, sendo vice-campeão do Torneio Internacional do Uruguai em 2022. Desde então, não voltou a ser chamado pelo técnico Ramon Menezes e ficou de fora das campanhas do Brasil no Sul-Americano e na Copa do Mundo de 2023.
Essa é a segunda vez que Ryan é relacionado para algum jogo do profissional. O volante chegou a ficar no banco de reservas na primeira rodada do Paulistão de 2023, sob o comando de Fernando Lázaro, contra o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista, mas não entrou em campo. Diante do Liverpool-URU, deve ser opção para o argentino Fausto Vera e pode receber a primeira chance no elenco principal.
Ryan tem contrato com o Corinthians até junho de 2024 e soma 89 jogos pelo sub-20, com 12 gols marcados. Ele ainda esteve em campo 17 vezes pelo sub-17 e marcou um gol. Não é possível saber os números exatos do jogador em categorias menores.
Gabriel Moscardo (volante, 2005):
Tido como uma das maiores promessas da atual safra da base alvinegra, Gabriel Moscardo convive com alta expectativa da torcida já há algum tempo. O volante está no Corinthians desde o sub-12, sendo titular em todas as categorias de lá para cá e capitão do sub-17. A estreia no sub-20 aconteceu em julho de 2022 e, duas semanas depois, já fazia seu primeiro treino com o elenco profissional com apenas 16 anos.
Embora seja volante, Gabriel Moscardo sabe sair jogando com a bola nos pés e chega bem na área adversária. No ano passado, inclusive, o volante virou manchete após marcar um hat-trick em uma derrota do Corinthians por 6 x 5 para o Santos no sub-17. Ele se tornou titular do sub-20 em 2023, apesar de ser um dos caçulas do atual elenco de Danilo Andrade.
No mês passado, atraiu ainda mais os holofotes ao ser eleito o melhor jogador da FIFA Youth Cup Sub-19, chamando a atenção do técnico Vanderlei Luxemburgo. Essa é a primeira vez que Moscardo é relacionado para algum jogo do elenco profissional. Diante do Liverpool-URU, o volante de 1,85m deve ser opção para Fausto Vera, assim como Ryan.
Gabriel Moscardo vai completar 18 anos apenas em setembro, mas já é titular do sub-20. Pela categoria, o volante soma 19 jogos, com três gols marcados. Já pelo sub-17, foram dez gols em 41 partidas. O contrato do jogador com o Corinthians é válido até setembro de 2024.
Breno Bidon (meio-campista, 2005):
Breno Bidon é outro nome que causa bastante expectativa na torcida alvinegra. Canhoto, o jogador de 1,74m está no Corinthians desde 2019 e, em 2021, também foi um dos destaques do título do Paulistão Sub-17 contra o Palmeiras, sendo até capitão da categoria.
Versátil, o garoto pode atuar como primeiro ou segundo volante, meio-campista mais avançado e até pelos lados do ataque, como já foi utilizado pelo técnico Danilo Andrade no sub-20. Pela categoria, o volante já soma 52 jogos, com seis gols marcados. Ele ainda esteve em campo 17 vezes pelo sub-17.
Destaque na base, Breno Bidon foi relacionado para dois jogos do elenco profissional sob o comando do técnico Vítor Pereira em 2022, mas não entrou em campo. O volante foi opção no banco de reservas contra o Fluminense, em 2 de julho, no Maracanã, e diante do Goiás, em 29 de outubro, na Serrinha. Agora, portanto, é a terceira vez que o garoto é chamado para algum jogo do time principal.
Breno Bidon tem contrato com o Corinthians até janeiro de 2025. Assim como Ryan e Gabriel Moscardo, o volante deve ser opção para o argentino Fausto Vera ao decorrer do jogo contra o Liverpool-URU.
Pedrinho (meio-campista, 2004):
Pedrinho fez toda a sua base no Parque São Jorge e passou por todas as categorias até chegar ao sub-20. Ele chegou ao Corinthians com apenas oito anos de idade para a base do futsal, passou para o campo na temporada seguinte e está, ao todo, há 11 anos vivendo o dia a dia do clube.
Apelidado de “Baixola” por sua baixa estatura, 1,64m, o garoto chegou a ser confundido algumas vezes com o atacante Pedro, nascido em 2006 e integrado ao elenco profissional. Mas não se confunda: Pedrinho é um meio-campista com alta capacidade de criação e boa chegada na área, enquanto o “xará” mais novo é um ponta habilidoso e velocista.
Essa é a segunda vez que Pedrinho é relacionado para algum jogo do elenco profissional. Ele, porém, ainda aguarda a primeira oportunidade na equipe principal. O meio-campista esteve no banco de reservas do Corinthians no empate por 2 x 2 com o Santos, na Vila Belmiro, na primeira fase do Paulistão de 2023, mas não foi acionado ao longo do clássico pelo técnico Fernando Lázaro.
Pedrinho tem contrato com o Corinthians válido até fevereiro de 2025. O meio-campista acumula 74 jogos pelo sub-20, com 15 gols marcados, e alterna entre time titular e reserva sob o comando do técnico Danilo Andrade. Ele também conquistou o Paulistão Sub-17 contra o Palmeiras, em 2021.
Kayke Ferrari (meia-atacante, 2004):
Kayke chegou ao Corinthians no início de 2021 após passagem pela base do São Caetano do Palmeiras. O volante foi contratado para reforçar o sub-17 e é outro nome que esteve presente na final do Paulistão da categoria de 2021, em título conquistado sobre o rival alviverde. O meia-atacante foi promovido ao sub-20 em 2022.
Ponta habilidoso, tem características semelhantes às de Adson, que compõe o elenco profissional do Corinthians desde 2021. Kayke tem o drible como ponto forte, é bom cobrador de faltas e gosta de atuar, sobretudo, pelo lado direito do ataque. O garoto também pode jogar como um meio-campista por dentro.
Essa é a primeira vez que Kayke é relacionado para algum jogo do elenco profissional, apesar de já ter participado de treinamentos no CT Joaquim Grava. Diante do Liverpool-URU, deve ser opção para substituir Adson ao longo do jogo.
O jogador tem contrato com o Corinthians até março de 2025 e acumula 26 gols na base alvinegra, sendo 13 no sub-20 e outros 13 no sub-17. Foram 27 jogos disputados pela categoria mais nova e 59 pelo time de juniores.
Veja mais:
Conheça a Fala Timão: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Eliminação na Copa do Brasil acaba com maior série invicta do Corinthians Futsal com Deividy Hadson
Corinthians x Liverpool: escalação, arbitragem e onde assistir
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados